Imprensa

Setor aeroagrícola é pauta em entrevista no Destaque Rural Notícias

/ /

    O setor aeroagrícola foi tema na edição do programa Destaque Rural Notícias dessa segunda-feira (29), com a entrevista do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, ao âncora Moisés Cristiano. Foram 16 minutos de bate-papo e Cristiano começou destacando os preparativos sobre o congresso da Aviação Agrícola do Brasil (que vai ocorrer de 30 de julho a 1º de agosto, em Sertãozinho), perguntando sobre o foco da programação – manutenção, segurança, legislação e meio ambiente, além de novidades do setor.

    Colle ressaltou a expectativa de participação de 120 expositores (35 dos quais estrangeiros) e o foco em mostrar à sociedade e ao mercado o quanto a aviação agrícola está crescendo e é importante nos pontos de vista econômico e de segurança. O diretor do Sindag abordou também o crescimento de quase 4% na frota em 2018 e o potencial de crescimento daqui por diante, tanto no rastro do crescimento do agro quanto pelo incremento nas ações do Sindag em mostrar aos produtores as vantagens da ferramenta.

VANTAGENS E MITOS

    A entrevista também teve respostas sobre os mitos em torno do setor, ressaltando que a aviação é o único meio de aplicação com legislação própria e o que conta com o pessoal mais qualificado tecnicamente. Ele falou sobre as rotinas de segurança e lembrou que os mitos na verdade (e ironicamente) existem em boa parte por causa da transparência do setor: é uma ferramenta sempre visível, logo, a mais lembrada quando se fala (bem ou mal) sobre o uso de defensivos nas lavouras, muitas vezes com a imagem atrelada ao próprio produto.

    O diretor expôs ainda a importância das aeronaves pela capacidade de atuar rapidamente e com precisão em emergências nas lavouras e aproveitando melhor as janelas de boas condições para as aplicações. Por último, ele destacou o potencial de incremento do uso de drones nas lavouras, como complemento à aviação.

    Já Cristiano chamou a atenção para a revista Aviação Agrícola, do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), entregue por Colle. O âncora destacou a relação do setor aeroagrícola com a ministra da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina – que foi capa e a entrevistada na publicação do Ibravag. Colle falou sobre avanços junto ao Mapa, como a expectativa de uma política mais racional para o setor e o apoio do Sindag ao reforço na fiscalização, para garantir o aprimoramento do mercado.   

   Com sede em Passo Fundo/RS, o portal Destaque Rural tem como foco o conteúdo jornalístico sobre o agronegócio e nasceu em 2015, no rastro da revista de mesmo nome, nascida em 2013 e que tem circulação bimensal. Sem falar no programa em uma rádio local e do conteúdo (inclusive com reportagens premiadas) também no Facebook (mais de 85 mil seguidores) e YouTube. 

Clique na imagem abaixo para conferir o vídeo – a entrevista está a partir de 16’30”: