Operadores se reúnem em São Borja para o 47º Sindag na Estrada

Cerca de 50 empresários aeroagrícolas, pilotos, técnicos e outros profissionais do setor participaram do 47º Sindag na Estrada, em São Borja, no oeste gaúcho. O encontro ocorreu na quinta-feira (5), no Sesc São Borja, no Centro da cidade, com a presença de fiscais do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura. A movimentação foi em parceria com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e ocorreu na sequência do Sindag na Estrada em Cachoeira do Sul, realizado dois dias antes, com cerca de 40 participantes.

Encontro mobilizou cerca de 50 profissionais de empresas do oeste gaúcho

A programação voltada em aprimorar a comunicação com entidades reguladoras integrou também o projeto Aviação Agrícola 100% legal, com foco na qualificação dos operadores e na comunicação do setor com a sociedade, incentivando ações proativas regionais. Os operadores esclareceram diversas dúvidas sobre regulamentos e trâmites junto às entidades e a Secretaria de Agricultura do Estado reforçou a apresentação do Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Siga).

Os presentes também tiveram apresentações sobre as ações do Sindag e desafios do setor aeroagrícola. Já o representante do SNA, Ricardo Morandini, destacou novamente a atuação do sindicato, abordando questões jurídicas e apresentando Fundo de Auxílio Mútuo (FAM), lançado recentemente como auxílio financeiro aos associados nos casos de afastamento permanente (perda de CMA) ou morte.