Sindag participa de audiência em Brasília sobre Defesa Agropecuária

O presidente do Sindag, Júlio Kämpf, é um dos convidados para a audiência pública sobre o aprimoramento do Sistema Nacional de Defesa Agropecuária, que vai ocorrer na próxima quinta-feira (dia 14), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro terá início às 10 horas, no Plenário 6 do Anexo II da Câmara e a ênfase será na defesa vegetal com segurança ao meio ambiente e aos trabalhadores no campo.

A audiência foi requerida pelo deputado federal Evandro Roman (PSD-PR). Além do Sindag, foram convidados também representantes do Minitério da Agricultura, Anvisa, Ibama, Sindiveg e outras entidades, além das Aprosoja, Abramilho e Abrapa (algodão).

Roman é coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Agropecuária do Congresso e, segundo ele, a ideia é promover um amplo debate com o governo e as entidades do agronegócio expondo suas preocupações sobre entraves legislativos e normativos paralelo à necessidade de se garantir a sanidade das lavouras e a segurança operacional e ambiental da produção de alimentos.

O deputa lembra ainda que no início de 2010, um quarto dos produtos do agronegócio em circulação no mundo eram brasileiros. “A projeção do Ministério da Agricultura é que, até 2030, um terço dos produtos comercializados sejam do Brasil, em função da crescente demanda dos países asiáticos. Nesse contexto, a defesa sanitária vegetal torna-se cada vez mais importante para que o país possa produzir mais e com qualidade”, assinala o parlamentar paranaense.