Imprensa

Sindag define com presidente da Anac retomada de pauta propositiva

/ /

O Sindag deve preparar nos próximos 30 dias um relatório com demandas e pendências do setor aeroagrícola junto à ANAC, para uma nova agenda positiva junto ao órgão para 2018/19. Esse foi o destaque da reunião ocorrida nessa quarta-feira (dia 25), entre o presidente do sindicato aeroagrícola, Júlio Kämpf, e o diretor-presidente da Agência de Aviação Civil, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz. O encontro foi logo depois da participação do Sindag na reunião do Conselho Consultivo da Anac, em Brasília, e integrou uma agenda do sindicato junto a diversas autoridades na capital federal. Kämpf estava acompanhado dos diretores Tiago Textor e Alexandre Schramm, além diretor-executivo Gabriel Colle. E Botelho estava com o assessor  técnico Diego Benedetti

A ideia na Anac é retomar e ampliar o ritmo dos encontros propositivos que haviam sido acertados em 2014, quando as duas partes definiram uma agenda com rodadas para melhorar alguns pontos que estavam a descoberto por falta de normatização ou mesmo normativas que não eram claras ou estavam fora da realidade do setor. A agenda acabou perdendo força em 2016, com a troca de diversos titulares nas diretorias e superintendências da estatal.

DEMANDAS

A pauta entre as duas entidades já havia tido diversos avanços a partir de 2015, por exemplo, na autorização e regramento para conversão de motores de aeronaves para o etanol, regulamentação dos equipamentos aeroagrícolas, a simplificação da regra para instalação do DGPS e a definição, com o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), sobre o regramento em torno das operações em áreas de pouso aeroagrícola.

Na lista de demandas ser reformulada, deverá constar temas como a adequação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) – com um manual (MGSO) mais voltado às rotinas do setor, regramento para operações noturnas, padronização de critérios nas fiscalizações e outras pendências.

A reunião com Botelho durou quase duas horas e, segundo Júlio Kämpf, ficou clara a intenção da agência em desburocratizar o setor e facilitar as coisas, desde que não prejudique a segurança operacional. “Foi um alento. Saímos do encontro com a missão de reformular o relatório de demandas para retomarmos a agenda.”

INTERLOCUTOR

O presidente do Sindag também aproveitou o encontro com o presidente da Anac para apresentar o diretor Tiago Textor como o representante do sindicato aeroagrícola junto à Agência. A escolha foi definida na reunião de diretoria de 11 de agosto, logo depois do Congresso Sindag deste ano, quando se oficializou o novo formato de gestão do Sindag.

Pela nova estratégia, a diretoria da entidade conta com o suporte de grupos divididos por temas (Gestão, Jurídico, Anac, Ministério da Agricultura, Institucional e Administrativo), que envolvem diretores e outros associados que tenham afinidade ou sejam especialistas em cada ponto. No caso, o diretor Textor é o coordenador do grupo que trata os temas relacionados à Agência de Aviação Civil.

CONSELHO CONSULTIVO

Textor havia sido apresentado também na região ordinária do Conselho Consultivo da Anac, onde passou a ser o representante oficial do sindicato no grupo. No entanto, a parte do Sindag na pauta do encontro ainda foi conduzida pelo presidente Júlio Kämpf, que fez uma apresentação sobre os 70 anos da aviação agrícola brasileira.

Ele abordou as ações comemorativas realizadas durante o ano, citando os resultados do Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano, ocorrido em agosto, em Canela/RS; explicou o novo modelo de gestão adotado pelo sindicato e falou sobre o projeto Aviação Agrícola 2020, entre outros temas.

Kämpf também respondeu a vários questionamentos dos integrantes do Conselho, que elogiaram a organização alcançada pelo setor, tanto no modelo de profissionalismo do sindicato quanto na participação das empresas associadas.

 

Reunião com o diretor-presidente da Anac. Da dir para esq: Schramm, Textor, Kämpf, Botelho e Benedetti

Conselho Consultivo da Anac

Conselho Consultivo da Anac

Conselho Consultivo da Anac

Conselho Consultivo da Anac