Abertura da Colheita do Milho 2018 ocorreu sexta, em Giruá/RS

O município gaúcho de Giruá, na Região das Missões, teve na última sexta-feira (26) a Abertura Oficial da Colheita do Milho 2018. A solenidade ocorreu no final da manhã, na Fazenda Agropecuária Ouro Verde, com a presença do governador José Ivo Sartori. Essa foi a sétima edição do evento, que foi promovido pela Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho) e pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), em parceria com a prefeitura. O Sindag também foi convidado para o evento.

A solenidade contou ainda com os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e dos Transportes, Pedro Westphalen, além dos deputados estaduais Aloísio Classman, Edson Brum, Eduardo Loureiro, Gabriel Souza e Zilá Breintebach; o deputado federal Luiz Carlos Heinze, além do prefeito de Giruá, Ruben Weimar; e os presidentes da Apromilho, Ricardo Meneghetti, e da Abramilho, Alysson Paolinelli. Bem como vereadores e prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR).

PRODUÇÃO DE MILHO

De acordo com o governador Sartori, “o Rio Grande do Sul é um dos melhores produtores de sementes do Brasil e deve produzir 33 milhões de toneladas de grãos nesta safra”. Já o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, afirmou que a cultura do milho é de grande relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, pois desempenha função significativa no processo de melhoramento do solo.

A região Noroeste do Estado, com ênfase para a região das Missões e do Planalto Médio, é a que mais se destaca na produção do grão para a venda comercial. O Brasil ocupa a terceira posição mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China.

Fotos: Dani Barcellos/Palácio Piratini