Academia de Líderes: Sucesso total na primeira edição

Vinte e dois representantes de empresas de aviação agrícola de seis Estados (SP, RS, TO, GO, MT e MS) participaram nos dias 12 e 13 de abril da primeira edição da Academia de Líderes da Aviação Agrícola Brasileira. O encontro ocorreu no Arco Hotel, em Ribeirão Preto/SP, onde os dirigentes tiveram uma imersão em vivência e autopercepção, liderança e comunicação, além da troca de experiências.

O grupo participou de diversos exercícios simulando situações de conflitos, gestão de pessoal e tomadas de decisões. Além disso, também refletiu sobre oportunidades no setor, planejamento e relações com o mercado, abordando também questões éticas e reputação. A promoção foi do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), com patrocínio da empresa Travicar Tecnologia Agricola.

RELAÇÕES

Conforme o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, mais do que uma iniciativa pela qualificação do setor aeroagrícola, a proposta tem como objetivo promover um salto de excelência para as empresas, aprimorando a humanização das relações internas e externas de cada uma.

“Além da alta tecnologia, é preciso também estar atento a novas formas de gestão, modernizando os processos e a própria visão estratégica dos empresários aeroagricolas”, ressalta Colle.

“Esses dois dias serão fundamentais para uma nova vivência dessas lideranças”, resume instrutora Luiza Utzig, da Três Desenvolvimento Humano. “Saem daqui empresários mais conscientes de si mesmos, de seu papel como líderes e de suas estratégias”, completa. Além dela, também atuaram como instrutores na Academia Colle e o secretário-executivo do Sindag, Júnior Oliveira.

“A sobrevivência das empresas passa pela qualidade e segurança nas operações. Em última instância, a própria credibilidade da aviação agrícola com ferramenta de segurança alimentar para o Brasil depende da capacidade de seus líderes de manterem equipes motivadas e engajadas nesse objetivo”, assinala o presidente do Sindag, Júlio Kämpf.

Percepção que também é compartilhada pelo empresário Felipe André Boris, da Travicar Tecnologia Agrícola, patrocinadora do evento. “Como fornecedores e desenvolvedores de equipamentos de precisão e alta tecnologia para o Brasil e diversos outros países, temos uma visão privilegiada dessa tendência. Por isso, é claro que não poderíamos deixar de apoiar a iniciativa do Sindag”, explica.