Aeroagrícola de GO prepara agenda semestral com estudantes

A empresa Fort Aviação Agrícola, em Rio Verde/GO, parou na manhã da última terça-feira (dia 16), para receber um grupo de 65 estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal Goiano. Foi a segunda visita de estudantes do IF Goiano à Fort e a intenção é repetir a experiência em todos os semestres, a partir de agora.

“A turma foi trazida pelo professor Rafael Leal, da cadeira de Proteção de Plantas. A experiência foi tão boa que ele quer que todos os alunos que passarem por ele tenham essa oportunidade”, comenta o sócio-gerente da Fort, Clertan Alves Macedo. O empresário adianta que deve levar a ideia também para outras instituições de ensino e a Fort deve ampliar a programação. “Se for preciso, vamos ajudar até com o transporte. É um investimento que vale a pena para divulgarmos a aviação agrícola”, ressalta.

PALESTRA E DEMONSTRAÇÃO

A visita de terça durou toda a manhã e os estudantes tiveram palestra sobre a história, importância e rotinas da empresa de aviação agrícola, abordando principalmente a alta regulamentação e fiscalização que incide sobre o setor. Na parte prática, os jovens conheceram as instalações (hangar, pátio de descontaminação, etc), os equipamentos e os aviões.

“Fizemos também um voo de demonstração sobre uma lavoura de sorgo ao lado da empresa. Colocamos papéis hidrossensíveis para eles verem como avaliamos a pulverização”, explica Macedo. “Os 20 funcionários da empresa também participaram e já aproveitamos para uma reciclagem com todo mundo”, brinca o empresário.

Além da certificação com ISO 9001, a Fort conta com selo nível três do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), que também foi explicado ao grupo.