Air Tractor festeja os 25 anos do AT-802 durante a NAAA AgAviation Expo 2017

A Air Tractor comemorou em dezembro, durante a mostra técnica da Convenção Anual da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA AgAviation Expo), o 25º aniversário de seu avião mais produzido: a série AT-802. O evento ocorreu na cidade de Savannah, estado da Geórgia, onde a empresa exibiu dois aviões da série: um AT-802A monoplace, de pulverização, e AT-802F, biplace (tandem) de combate a incêndios.

Introduzido em 1992, o AT-802 se tornou o principal avião multiuso para aplicação aérea de alto rendimento e combate a incêndio, com capacidade para 3.028 litros e peso bruto de 7.257 quilos. Segundo o presidente da Air Tractor, Jim Hirsch, trata-se de uma série que teve boa aceitação em todo o mundo. “O AT-802 provou ser uma plataforma muito útil e confiável. É poderoso, produtivo e tem ótima manobrabilidade. É por isso que já foram produzidas mais de 750 unidades e ele continua a ser vendido”.

Segundo Hirsh, a comercialização da Air Tractor para a América do Sul foi forte em 2017, representando 33% das vendas mundiais da empresa. Ao todo, foram 45 aeronaves entregues para a América Latina.

Durante o Seminário da Air Tractor na mostra técnica da Convenção da NAAA, Hirsch anunciou que a partir de 2018 todos os aviões produzidos pela empresa terão as peças de alumínio protegidas pelo revolucionário sistema Aerocron ™, de aplicação eletrolítica de primer (sem cromo). Processo que, segundo ele, é de muitas maneiras superior à forma tradicional de base pré-pintura aplicada por spray.

A Air Tractor é a primeira fabricante aeroespacial dos Estados Unidos a migrar para o sistema de primer eletrolítico (e-coat) para peças de alumínio. “O processo e-coat fornece um produto melhor e mais duradouro para os proprietários de Air Tractor”, ressaltou Hirsch.

Para mostrar as vantagens das peças revestidas pelo novo sistema, a Air Tractor contou em seu estande com um modelo de aplicação eletrolítica em escala reduzida, mas totalmente funcional. Onde foram pintados brindes em forma de avião, que foram entregues aos visitantes.  “O sistema Air Tractor e-coat é mais um exemplo de nosso compromisso com a melhoria contínua de nossa aeronave, oferecendo maior valor e desempenho a nossos clientes em todo o mundo”, comentou Hirsch.

Diversas outras novidades no estande da Air Tractor atraíram o interesse do público da feira, como o novo filtro de ar XFLOW, projetado especialmente para aeronaves da série AT-502 que atuam em ambientes com partículas muito pequenas de pó. O sistema de filtragem de óleo suspenso proporciona um fluxo de ar eficiente, ao mesmo tempo em que protege os motores PT6 de detritos e poeiras finas. O ar é conduzido a partir da admissão no nariz do avião por um duto e passa pelo filtro antes de entrar no motor.

Durante os testes de voo para a Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA), o filtro XFLOW demonstrou uma melhora de 50% na perda de pressão e uma economia de combustível entre 7,5 e 11 litros por hora. O novo filtro de ar XFLOW estará disponível nos revendedores Air Tractor já a partir deste ano. Para obter mais informações sobre os produtos da empresa e os revendedores e serviços de apoio da Air Tractor na América do Sul, visite o site airtractor.com