Anac lança nova edição do Guia do Operador Aeroagrícola

Publicação foi atualizada e acrescentou respostas para diversas dúvidas apresentadas pelo Sindag em reunião com a Agência

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou nessa terça-feira (8) a quarta edição do Guia do Operador Aeroagícola (GOA), que recebeu respostas para diversas dúvidas apresentadas pelo Sindag no encontro ocorrido em setembro, em Brasília. Como nas versões anteriores, o GOA consolida uma série de esclarecimentos na forma de perguntas e respostas, sobre a regulação de diversas situações do dia-a-dia das empresas de aviação agrícola. Em 44 páginas, a publicação abrange temas como uso de etanol combustível, manutenção realizadas por pilotos, áreas de pouso aeroagrícola e outros assuntos.

Confira no o final do texto o link para a publicação

“O Guia apresenta novos esclarecimentos sobre fabricação de peças por organizações de manutenção, sobre lançamentos no Diário de Bordo de itens como pistas ZZZZ (provisórias), credenciamento de examinadores, orientações para instalação de equipamentos dispersores e até a forma de preencher horários de partida, pouso e tempo de voo (se hh:mm ou horário decimal)”, cita o consultor Agadir Mossmann, que integrou o grupo do Sindag na reunião do último mês na capital federal – junto com o presidente Thiago Magalhães e os diretores Francisco Dias da Silva e Tiago Textor.

DIÁLOGO

O encontro do último mês entre a Anac e o Sindag marcou a retomada da agenda positiva para tratar de demandas do setor junto ao órgão. O que, por sua vez, havia sido alinhavado no encontro realizado em 30 de julho, durante Congresso da Aviação Agrícola do Brasil ocorrido em Sertãozinho/SP.

O próprio surgimento do GOA em 2015 – na época como Manual do Operador Aeroagrícola (MOA), veio da articulação entre o Sindag e a Anac. A ideia da publicação foi apresentada no Seminário Técnico de Aeronavegabilidade (Saertec) Aeroagrícola realizado em 6 de dezembro de 2014, em Porto Alegre. Que por sua vez havia sido fruto da primeira agenda positiva oficializada como tal entre a as duas entidades, no Congresso Mercosul de Aviação Agrícola ocorrido em agosto de 2014, em Foz do Iguaçu/PR.

Clique na imagem para acessar a edição completa: