Aplitec, Produtiva e Sindag nas edições de início de ano da AgAir Update

AgAir Update começou o ano com reportagens na Aplitec e Produtiva, além de visita à Arno. A revista também repercutiu a movimentação do Sindag sobre a polêmica em torno das ações do Ibama nas forças-tarefa ocorridas em outubro e novembro, no Sul e no Centro-Oeste do País. A reportagem sobre a empresa Produtiva Aeoragrícola Ltda, de São Joaquim da Barra/SP, saiu na edição de fevereiro (páginas 8 e 9 D). O foco foi o uso de motores radiais nos velhos Air Tractor AT-401B da empresa.

Assinada pelo editor Bill Lavender, a matéria aborda a confiabilidade e desempenho dos motores R-1340 da Pratt & Whitney, um das quais convertido para uso de etanol. Lavender também faz um comparativo entre o custo e potência do etanol e do avgas, a partir da conversa com o sócio-gerente da empresa, Marino Neto.

Já a reportagem na Aplitec Aero Agrícola Ltda, de Ribeirão Preto/SP, saiu na edição de janeiro (também páginas 8 e 9D), onde Lavender também falou sobre motores, desempenho e consumo no etanol. Dessa vez, focando nas aeronaves Ipanema da empresa. Mas o destaque foi para os equipamentos utilizados nos aviões e tipos de produtos, abrangendo também o histórico da empresa.

A AgAir Update de janeiro também abordou a posição do Sindag sobre o contrassenso verificado na interpretação do Ibama sobre as regras ambientais do Estado no Paraná e a postura dos agentes em ações no Rio Grande do Sul (página 22D). A revista repercutiu a posição do sindicato aeroagrícola como favorável a fiscalizações, porém, nesse caso, buscando um diálogo entre os órgãos e os operadores para evitar que a má interpretação não acabasse prejudicando quem estava dentro da lei – ação que depois resultou na proposta de um Grupo de Trabalho pelo Ministério do Meio Ambiente, para criar um marco regulatório sobre o tema.

VISITA

Em janeiro, o editor da revista Agair Update esteve em visita à empresa Centroar Agro Aérea Ltda, de Goiânia/GO. Ele estava acompanhado da representante no Brasil da publicação norte-americana, Gina Hickmann, e conversou com o empresário Mauro moura de Oliveira e outros membros da equipa da Centroar. A expectativa agora que é a visita renda reportagens nas próximas edições. Junto com outras matérias sobre o universo aeroagrícola e os artigos de colunistas como Juliana Torchetti, Marcelo Drescher e outros nomes de peso da publicação.

Bill Lavender e Gina Hickmann (centro) com membros da equipe da Centroar

Bill Lavender e Mauro Moura na Centroar