Imprensa

App de segurança para abelhas é pauta de encontros

/ /

   A divulgação e apresentação do passo a passo para uso do aplicativo do projeto Colmeia Viva para prevenir mortandade de abelhas foi o foco do encontro que reuniu empresários aeroagrícolas, pilotos e técnicos do setor na quinta-feira (dia 13) em Alegrete. A movimentação foi no hangar da empresa Itagro Aviação Agrícola e faz parte de um roteiro que havia passado na última terça (11) por Casa Branca/SP e chega na próxima terça (dia 18) em Palotina/PR – a partir das 14 horas, no Sindicato Rural (Avenida Independência, 1584, Centro).

  A ferramenta para celular e tablet (disponível na App Store ou Google Play) se baseia no mapeamento de apiários em áreas de lavouras e na comunicação entre produtores, aplicadores e apicultores para a convivência segura entre a produção rural e a criação de abelhas. O Colmeia Viva é mantido pelo Sindicato Nacional Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e apoiado pelo Sindag, que está viabilizando o roteiro junto com suas associadas.

PROGRAMAÇÃO

   Nos encontros, o especialista em Uso Correto e Seguro do Sindiveg, Daniel Espanholeto apresenta a ferramenta e esclarece dúvidas dos operadores. Ele também apresenta um histórico do Colmeia Viva e as várias ações do programa, reforçando a importância das boas práticas no campo.

   “Valeu cada palavra que ouvimos”, ressalta o diretor do Sindag Marcos Antônio Camargo, que foi o anfitrião da etapa na Fronteira Oeste gaúcha. “Essa interatividade mostra que estamos no caminho certo, que é o da profissionalização com responsabilidade social e ambiental”, reforça. O aplicativo é apenas uma das frentes de trabalho do Colmeia Viva. A lista tem desde pesquisas de campo sobre fatores de risco para os insetos – com as universidades Estadual Paulista (Unesp) e de Federal de São Carlos (UFSCar) – até plataforma de ensino à distância e dias de campo sobre operações seguras, entre outras ações.

Encontro em Alegrete teve empresários, pilotos e técnicos da Fronteira Oeste do RS

Marcos Camargo foi o anfitrião da tarde em sua empresa

Encontro ocorreu no hangar da Itagro

Apresentação ficou a cargo do especialista Daniel Espanholeto

Movimentação foi no hangar da Itagro

Convite Palotina