Argentina: fábrica de aviões agrícolas paralisada desde abril por possível erro de tradução

Uma possível falha de tradução, por parte de autoridades alfandegárias argentinas, na documentação de importação de um motor Lycoming, mantém há oito meses parada a linha de montagem da fabricante de aviões agrícolas Latino Americana de Aviación S/A (Laviasa), na província de Mendonza. Segundo o diretor da Laviasa, Manuel Prieto, o agente que reteve o motor entendeu que a peça é usada. A situação segue sem solução desde abril, apesar de, conforme Prieto, já terem sido apresentados novos documentos tanto da empresa Lycoming Engines quando da Federal Aviation Administration (FAA) e da própria Administración Nacional de Aviación Civil (Anac da Argentina) provando que o motor Lycoming modelo IO-540-D4A5, número de série L-37028-48E é novo.

Em reportagem publicada no último domingo no jornal argentino Diario Uno (veja AQUI), o diretor explica que a pendenga já coloca a empresa em risco de fechamento. “Desde 26 de abril estamos produzindo apenas peças de reposição e nada mais porque nos falta aquele motor, que é essencial para a montagem. Já recebemos 60 motores da mesma fábrica e nunca houve nenhum problema”, desabafou Prieto. Segundo ele, a Alfândega chegou a propor que a empresa fizesse um depósito em juízo de cinco vezes o valor do motor (avaliado em U$S 10 mil), para liberá-lo enquanto a questão segue se arrastando.

Diante do impasse, a Laviasa enviou uma nota ao chefe da Alfândega de Mendoza, Lucas Moyano e Sierra, mas não teve resposta. Diante disso, decidiu apelar ao presidente do país, Mauricio Macri, em documento enviado na última terça-feira (dia 11) à Casa Rosada (sede do governo federal). Ainda sem resposta, Prieto lembrou que a empresa corre o risco de sofrer uma demanda judicial de quem fez encomendas dos aparelhos, vendidos a cerca de US$ 300 mil cada.

MODELO BASEADO NO PIPER PAWNEE

O avião à espera do motor é um Puelche III, a versão mais recente do único pulverizador fabricado na Argentina e um dos dois modelos agrícolas feitos na América Latina (o outro é o brasileiro Ipanema, da Embraer). O Puelche é, na verdade, a versão argentina do PA-25 Pawnee, na norte-americana Piper. Os direitos sobre o projeto dos Estados Unidos (recordista mundial de vendas) foram adquiridos em 1998 pela Laviasa, que fez algumas melhorias na capacidade de combustível, do hopper e na pontas das asas – além de ter criado uma versão biplace, para treinamento.

O Puelche já foi exportado para países como Brasil, Bolívia e Venezuela e a empresa tem uma estratégia ousada de entrar inclusive nos Estados Unidos – justamente para substituir os cerca de 700 Pawnees ainda em operação por lá para atender áreas menores. Para isso, a Laviasa já conseguiu certificar o Puelche junto à FAA.

Além disso, no ano passado a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) assinou com a Laviasa uma carta de intenções para a compra de 10 aviões. O que seria feito com planos de financiamento específicos para empresas associadas à Fearca. Segundo a Federação, a ideia é incentivar a substituição cerca de 400 aviões comuns adaptados para o trabalho aeroagrícola em operação no país.

O Puelche é a versão melhorada do PA-25 Pawnee, cujo projeto a Laviasa comprou da Piper em 1998