Articulações e comemorações em Brasília

A capital federal está tendo, nesta terça e quarta-feira, uma agenda especial do Sindag, conciliando as comemorações pelos 70 anos da aviação agrícola com encontros em defesa do setor. Nesse sentido, a trajetória do setor e os problemas quanto a proliferação de propostas de cunho ideológico contra a aviação esteve na pauta da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília, onde o sindicato participou na terça da reunião-almoço da entidade.

O presidente Júlio Kämpf fez uma apresentação da história e a importância do setor aeroagríola no Brasil e seus principais desafios. E a discussão na FPA teve a manifestação de diversos parlamentares em apoio ao setor. Entre eles, os deputados Jerônimo Goergen (PP/RS), Luís Carlos Heinze (PP/RS) e Valdir Colatto (PMDB/SC) – que falou também sobre o projeto do uso da aviação no combate a mosquitos. Além do próprio presidente da Frente Parlamentar, deputado Nilson Leitão (PSDB/MS), que reforçou o compromisso do grupo com a defesa do agronegócio e todos os seus atores.

Os parlamentares também foram convidados para o Congresso Mercosul e Latino-Americano do Aviação Agrícola, que vai ocorrer em agosto, em Canela/RS. Kämpf estava acompanhado do tesoureiro Francisco Dias da Silva e do conselheiro Alexandre de Lima Schramm, além do diretor-executivo do sindicato, Gabriel Colle, da coordenadora de Marketing da entidade, Marília Guenter, e dos assessores parlamentares José cordeiro de Araújo e Napoleão Salles.

Parte da comitiva participou ainda, no mesmo dia, de uma reunião com representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), para tratar de temas como dias de campo da aviação agrícola, aproximação institucional e estratégias para o setor. Além de repassar os preparativos para o workshop desta quarta-feira.

WORKSHOP E JANTAR DE COMEMORAÇÃO
Já a quarta-feira terá, a partir das 8h30, o workshop sobre os 70 anos do setor aeroagrícola. O evento vai ocorrer durante todo o dia, no Mercure Brasília Líder Hotel, na Asa Norte e é dirigido a autoridades, políticos e técnicos do setor. Estarão presentes também representantes das entidades das principais lavouras que utilizam aviação agrícola no País – soja, arroz, cana-de-açúcar e algodão.

A programação terá palestras e debates sobre boas práticas nas operações aeroagrícolas e a relação do setor com a saúde, meio ambiente e agricultura. O fechamento será com uma discussão em grupo sobre melhorias da atividade. O público é o mesmo do jantar pelos 70 anos da aviação agrícola, que vai reunir também parceiros do setor, a partir das 20h30 na churrascaria Fogo de Chão, no Setor Hoteleiro Sul. Tanto o workshop quanto o jantar têm patrocínio da Syngenta e do Sindiveg.