Imprensa

Associada do Sindag é destaque nacional com drone inovador para resgates aquáticos

/ /

A SkyDrones Tecnologia Aviônica, de Porto Alegre, foi destaque esta semana na imprensa nacional pelo desenvolvimento de um sistema inovador para auxílio em resgates aquáticos (veja os links no final do texto). Associada ao Sindag e especialista em aparelhos para agricultura (monitoramento e pulverizações) e outros setores, a SkyDrones entregou ao Corpo de Bombieros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) um drone Phantom 3 equipado com o SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento), que abrange a instalação de um sistema que libera uma boia auto inflável e o software que direciona automaticamente o aparelho sobre a vítima.

A entrega e demonstração do sistema ocorreram na quinta-feira (dia 28), em Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. O drone Phantom 3 – de pequeno porte e um dos mais comuns do mercado –  já pertencia aos bombeiros e recebeu o pacote de melhorias para deixar de ser um aparelho apenas de localização e observação para ter uma ação mais efetiva no salvamento de vidas.

AJUDA DIRETA

Segundo o CEO da empresa de tecnologia, Ulf Bogdawa, a ideia surgiu há alguns meses a partir justamente de um relato dos bombeiros de Santa Catarina sobre vantagens e desafios no uso dos aparelhos de controle remoto. “Eles ressaltaram e rapidez com que se pode localizar uma vítima de afogamento com o drone e indicar sua posição aos salva-vidas, mas ao mesmo tempo era angustiante não poder oferecer ajuda diretamente enquanto o resgate não chegava”.

Como diversas corporações têm drones de pequeno porte e o aparelho menor é mais fácil de ser adquirido (por questões econômicas), o desafio foi criar um sistema cujo peso não prejudicasse a capacidade de voo dos drones, ao mesmo tempo que fosse efetivo. “Não se trata de um salva-vidas. É um sistema auxiliar de flutuação enquanto o resgate está a caminho, mas que pode fazer toda a diferença”, assinala Ulf.

O aparelho entregue nesta quinta em Tramandaí é o primeiro do gênero em operação no País, mas outros devem ser entregues aos bombeiros de Santa Catarina e também já houve interesse manifestado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Além disso, outros 15 SARtubes serão enviados à Alemanha, para atuação no Mar do Norte.

Para o Chefe da Divisão de Logísitica e Patrimônio CBMRS, capitão Ricardo Arrubes Tomaz, o sistema da SkyDrones está elevando o patamar de possibilidades do uso de aparelhos remotos. “Nas mãos dos bombeiros, os drones dão suporte em busca e salvamentos, auxiliam no posicionamento de viaturas em grandes incêndios, nas ações de Defesa Civil e outras frentes.”

Reportagem no Jornal da Band – depois repetida no Jornal da Noite (ambos em rede nacional)

Jornal Metro de Porto Alegre

Contracapa do jornal Zero Hora, de Porto Alegre…

…e  a matéria na página 26

Jornal Correio do Povo

 

… e o vídeo no canal do jornal

Lançamento de boia em simulação de resgate 

Lançamento de boia em simulação de resgate- Aérea

Equipamento entregue aos bombeiros

Ulf Bogdawa

Ulf Bogdawa e Cap Arrubes