Autoridades reconhecem importância do setor aeroagrícola em evento sobre arroz no RS

O Sindag foi representado na última terça-feira (13) pelo diretor-executivo Gabriel Colle e pelo empresário Alan Poulsen durante o encontro O arroz nosso de cada dia: da terra à mesa, na Casa Destemperados, em Porto Alegre. O sindicato aeroagrícola participou do evento a convite da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), da Syngenta e do Instituto Riograndense do Arroz (Irga) – organizadores do encontro.

A programação contou com a presença de representantes do setor e influenciadores digitais e todas as autoridades presentes reconheceram a importância da aviação agrícola como fundamental para o desenvolvimento da cultura. Além do presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, o encontro teve as falas da representante de Assuntos Corporativos da Syngenta, Laila Pinheiro, do produtor de arroz Jair Buske, de Agudo/RS; do presidente Irga, Guinter Frantz, do presidente da Cooperativa de Palmares, Airton Fonseca de Azevedo, e da nutricionista do Irga Carolina Pitta.

Dornelles ressaltou aos presentes que o arroz tem extrema importância econômica para o Estado, especialmente para a Metade Sul. Lembrou que 70% da produção brasileira é do Rio Grande do Sul e praticamente 100% do arroz exportado também é do Rio Grande do Sul, sendo que o Brasil figura entre os dez maiores exportadores mundiais de arroz. “Segundo a Anvisa nosso arroz é livre de resíduos de agroquímicos desde 2012, ou seja, o produtor aplica o defensivo no momento e na hora certa para que não chegue ao consumidor final”, destacou.

Evento foi promovido pela Syngenta, Federarroz e Irga

Henrique Dornelles (Federarroz, Alan Poulsen (Sindag), e diretor-executivo do Sindicato da Indústria do Arroz no Rio Grande do Sul (Sindarroz/RS), Cesar Augusto Gazzaneo

Autoridades ressaltaram o papel da aviação agrícola para o sucesso do setor