Aviação agrícola contra chamas no Parque Nacional de Brasília

O empresário aeroagrícola e diretor do Sindag Tiago Textor participou no último final de semana das operações de combate a focos de incêndio no Parque Nacional de Brasília. Ele e e o piloto                    Erasmo Carlos Griebeler deram apoio à empresa Americasul Aeroagrícola, contratada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, que administra o parque. O incêndio na área de preservação começou no dia 29 (terça-feira) e foi controlado no domingo (dia 3).

A ação envolveu equipes de brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Corpo de Bombeiros e voluntários. O apoio aéreo ficou por conta de quatro aeronaves Air Tractor, duas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e as outras duas pilotadas pelos Textor, além de um helicóptero de observação.

Todas as equipes permanecem em estado de alerta para o risco de novos focos. Isso devido principalmente às condições climáticas na região – seca severa, ventos fortes e temperatura elevada.

Fotos: Tiago Textor