Aviação agrícola, drones e balança comercial em pauta em seminário de agronomia no PR

A importância da aviação agrícola para o País, cenários e oportunidades do setor, incluindo o uso de drones, foram temas na pauta do 2º Seminário do Comitê de Estudos Temáticos de Agronomia, do conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR). O evento foi na última terça-feira (dia 30), na Associação dos Engenheiro Agrônomos de Cascavel, e a parte de drones e aviação agrícola ocorreu a partir das 16 horas.

O Sindag foi representado pelo secretário executivo Júnior Oliveira, que apresentou um panorama da aviação agrícola no Brasil, sua evolução, segurança e o trabalho do sindicato aeroagrícola para aprimorar o setor. A tarde teve ainda a palestra da Syngenta sobre o estudo demonstrando o peso gigantesco da aviação agrícola no desempenho da agricultura na balança comercial do Brasil. O relatório, elaborado pela Mendonça e Nogueira Advogados, de Brasília, aborda inclusive desse desempenho econômico na renda das famílias e havia sido apresentado no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2018, ocorrido em agosto, em Maringá/PR.

Na parte de drones, a fala ficou a cargo do diretor de Marketing da SkyAgri, Fausto Zanin, sobre as oportunidades e perspectivas do uso de drones nas lavouras, associado com a aviação agrícola. A empresa é uma spin-off da SkyDrones, associada ao Sindag e o o assunto também havia sido tema no Congresso em Maringá.