Imprensa

Aviação agrícola e sustentabilidade estiveram em pauta em comitê de bacia no RS

/ /

     A aviação agrícola esteve na pauta da 345ª reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, ocorrida na terça-feira (13), em Porto Alegre. O encontro foi à tarde, na sede da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Anchieta (Acomba) e o setor foi representado pelo secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, e pelo consultor Marcelo Drescher.

     Oliveira falou sobre o cenário atual da aviação agrícola no Estado e no País e sobre o trabalho do Sindag para aproximar o setor da sociedade. Já Drescher aprofundou aspectos aplicação aérea, enfatizando a tecnologia, regulamentação, a importância e segurança do setor. Os dois também esclareceram diversas dúvidas da plenária. O objetivo foi transmitir confiança aos membros da plenária sobre a transparência do setor aeroagrícola e seu compromisso com a segurança ambiental

REGRAMENTO  

     O encontro teve a presença do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DRH/Sema), Fernando Meirelles e do o titular da Promotoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Eduardo Coral Viegas, que fizeram em a apresentação sobre o atual regramento do licenciamento ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande.

     A APA tem há vários anos culturas de arroz estabelecidas em seu território (o que é perfeitamente legal, desde que garantida a sustentabilidade ambiental da área) e está em fase de elaboração de seu Plano de Manejo – inclusive por recomendação do próprio Ministério Público, já que o plano é uma demanda desde 2010. O plano está sendo preparado por uma força-tarefa criada em abril pela Sema e deverá compatibilizar a preservação ambiental com o desenvolvimento socioeconômico da região. O que inclui ainda regas definitivas para licenciamento de atividades agrícolas e de outros setores em seu território.

Oliveira (ao microfone) e Drescher representaram o setor aeroagrícola no encontro

Oliveria falou sobre o cenário e importância do setor aeroagrícola, além da atuação do Sindag

Plenária do Comitê Gravataí ocorreu em Porto Alegre

Drescher abordou aspectos de regulamentação, tecnologias e segurança das aplicações aéreas