Aviação agrícola é tema de encontro nessa terça no Ceará

O diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e o engenheiro agrônomo e consultor Marcelo Drescher (representando o Sindicato nacional dos Aeronautas/SNA) serão palestrantes amanhã no I Workshop Aviação Agrícola no Ceará, promovido pela da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec). A programação começará às 8h30, no auditório da Faec (Avenida Eduardo Girão, 317, Jardim América) e terá a presença de diversas autoridades, representantes de entidades agrícolas, produtores, políticos e ouras lideranças. Entre elas, o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado (Seapa), Euvaldo Bringel; o presidente da Faec, Flávio Saboya, e membros da Câmara Setorial de Frutas, Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi, Abrafrutas, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), União do Agronegócio do Vale do Jaguaribe (Univale) e Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Colle falará sobre o tema Aspectos Técnicos da Aviação Agrícola no Brasil, enquanto Drescher vai abordar A Pulverização Aérea no Brasil e no Ceará. O dia terá também as falas do o chefe do Serviço de Inspeção e Sanidade Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará (SFA/CE), Francisco Leandro de Paula Neto e o diretor de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), José Tito Carneiro Silva, com o tema Panorama da Aviação Agrícola no Ceará.

O objetivo do encontro é esclarecer as autoridades e sociedade sobre a importância e segurança do setor aeroagrícola. Os palestrantes vão abordar a história e regulamentação do setor, além da alta capacidade do pessoal envolvido nas operações e a tecnologia de ponta empregada nos aviões. Isso além de apresentar dados sobre as rotinas no Estado, a produtividade conseguida principalmente na produção de frutas e o quanto o avião contribui para a segurança dos próprios trabalhadores e do meio ambiente, além de suas vantagens econômicas.