Aviação agrícola marca presença na 42ª Expointer, em Esteio

Dezenas de crianças e adultos experimentaram a sensação de um voo agrícola em realidade virtual, enquanto o Sindag recebeu associados, autoridades e convidados durante a 42ª Expointer, em Esteio/RS. A feira agrícola termina nesse domingo (1º), após nove dias de programação e, pelo segundo ano consecutivo, o sindicato aeroagrícola teve espaço na Casa do Alegrete, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil.

A Associação dos Arrozeiros de Alegrete, que administra a casa e é parceira do Sindag, cedeu um dia para a programação do setor aeroagrícola, o que acabou ocorrendo na última sexta-feira (30). Além da apresentação do projeto Aviação Agrícola 360º – onde o público experimenta “voar” com óculos de realidade virtual, o dia teve reuniões com associadas e orientações do assessor jurídico do sindicato aeroagrícola, Ricardo Vollbrecht.

Além de conversar com empresários aeroagrícola, o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle e o tesoureiro da entidade, Francisco Dias da Silva, cumprimentaram autoridades como o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, a presidente da Associação dos Arrozeiros do município (e anfitriã), Fátima Marchesan. Os dirigentes aeroagrícolas ainda receberam na casa personalidades como o senador Luís Carlos Heinze (PP/RS) e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS).

APROXIMAÇÃO

Para Colle, foi uma oportunidade importante de conversar com parceiros e ainda mostrar o setor para a sociedade. “Por ser uma das maiores feiras agrícolas da América Latina, a Expointer é um evento por onde passam muitas pessoas, de produtores a autoridades, passando por jornalistas e até famílias em passeio pelo parque. Por isso é importante estarmos aqui.”

Opinião reforçada pelo empresário Diego Preuss, da DP Aviação – que patrocinou a alimentação e bebidas durante o dia de programação do Sindag na casa. “A participação na Expointer foi muito positiva. Também por um detalhe interessante: além e ser uma feira com um público muito grande, a maioria dos visitantes são urbanos. O que faz dela uma vitrine importante para se apresentar o setor aeroagrícola”, comentou.

Além da sexta, dia 30, o setor aeroagrícola esteve representado em outros dias da Expointer, em diversas atividades. A própria experiência de voo virtual teve outras sessões na Casa do Alegrete, por conta da Itagro Aviação Agrícola. Além disso, na quinta-feira (dia 29), o presidente do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Júnior Kämpf, acompanhou a reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) dentro da feira, além de ter conversado, ainda no mesmo dia, com o assessor especial da ministra a Agricultura, Tereza Cristina, Marcos Montes, sobre demandas do setor.