Aviação agrícola marcou o Arraiá Aéreo de Bauru

A aviação agrícola marcou de forma profunda o 6º Arraiá Aéreo, ocorrido nos dias 8 e 9 de junho, em Bauru/SP. Com apoio das empresas Pachu, Imagem e Tangará Aviação Agrícola, que formaram o Esquadrão Sindag, o público de mais de 100 mil pessoas teve oportunidade de conhecer um pouco sobre as atividades do setor aeroagrícola. Tanto pela exibição das aeronaves estacionadas na pista, quanto pelas simulações de pulverização e combate a incêndios florestais, passando ainda pelo projeto Aviação Agrícola 360º, onde adultos e crianças puderam experimentar a sensação de estar a bordo de um voo aeroagrícola através de realidade virtual.

Com o tema Inspirando Gerações e organizado pela Fundação Marcos Pontes, o Arraiá Aéreo é o maior evento da aviação no Brasil realizado por uma entidade civil. O próprio astronauta Marcos Pontes – também ministro da Ciência e Tecnologia, embora não estivesse a serviço do Ministério no evento – também fez questão de reforçar a necessidade de se mostrar o valor do setor aeroagrícola. “É importante ressaltar que a aviação agrícola tem toda essa participação na produção de alimentos, que estão presentes no combate a incêndios e são aviões preparados especialmente para isso, assim como seus pilotos”, comentou, durante o evento.

ESQUADRÃO SINDAG

As três empresas aeroagrícolas foram ao evento em Bauru com quatro aviões Air Tractor (um AT-602 e três ATs 502). As associadas ainda identificaram seus aviões com o emblema do Sindag, fazendo o mesmo com o caminhão de apoio e com um veículo colocado à disposição do sindicato aeroagrícola no evento e em uma agenda posterior. “Perante o público, não estamos representando nossas empresas, mas todo o setor”, explicou o empresário e diretor do Sindag Marcelo Amaral (China), que participou da iniciativa. Além de chamar a atenção nas simulações realizadas durante o evento, os aviões também ficaram estacionados em local de destaque na pista, próximo ao público e junto à Esquadrilha da Fumaça (esquadrão de demonstrações da Força Aérea).

REALIDADE VIRTUAL

Enquanto os Air Tractor do Esquadrão Sindag encantavam no pátio principal do Aeroclube de Bauru durante o Arraiá Aéreo, o Projeto Aviação Agrícola 360º, do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), era sucesso no estande do sindicato aeroagrícola, junto à área dos hangares. “Foi muito legal. Eu estava no avião e deu para ver o que o piloto via”, comentou Mariana Sobral de Lata, 9 anos. “Foi legal. Gostei de tudo”, completou Artur Rodrigues, 8 anos. O movimento no estande foi oportunidade também para distribuir aos visitantes folders sobre a atividade aeroagrícola e a revista Aviação Agrícola. Além de engatar conversas sobre o setor com os visitantes.