Aviação agrícola na prática para crianças nos EUA

A aviação agrícola foi tema de uma mostra do Clube de Aeromodelismo do Vale de Hackensack, para crianças na Biblioteca Pública de Garfield, no Estado norte-americano de Nova Jersey. A atividade ocorreu em dezembro, para crianças atendidas pela unidade local da organização 4H Youth Development.  A programação teve desde demonstrações práticas de princípios de aerodinâmica até apresentações sobre história e importância da aviação na agricultura, além de voo de aeromodelo dentro e fora da Biblioteca.

A 4H é uma entidade focada em desenvolver nas crianças e jovens (dos 5 aos 18 anos) o espírito de liderança e criatividade para uma economia inovadora, com ênfase em ações práticas abrangendo ciência, saúde, agricultura e cidadania. A organização tem mais de 100 anos e atua, além de todos o território norte-americano, em 80 países.

BRASIL

Como nos Estados Unidos e outros países, no Brasil o setor aeroagrícola também é engajado em levar informações e reforçar sua importância junto à sociedade. Por aqui, o destaque é o projeto Aviação Agrícola 360°, que leva as crianças e pessoas de todas as idades virtualmente para dentro de uma operação aeroagrícola. A ação do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), em parceria com o Sindag, foi lançada durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, em agosto do ano passado, em Maringá/PR. Desde então, vem sendo apresentada em escolas e eventos pelo País e foi sucesso também entre os norte-americanos, na Convenção da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos EUA (NAAA), em dezembro.