Brigada Aerotex atende a 140 chamados de incêndios e repassa R$ 130 mil a entidades

Mais de 220 horas voadas em 140 acionamentos para combate a incêndios, desde o início de julho até o dia 30 de setembro. O que representou 1.050 lançamentos de água, totalizando 630 mil litros sobre as chamas em lavouras do sudoeste goiano. Esse foi o balanço da edição 2019 da Brigada Aérea da Aerotex, que resultou ainda na doação de R$ 130 mil para a Associação Beneficente Auta de Souza (Abas), Escola Dunga de Ensino Especial, Associação Beneficente André Luiz/Abal (Lar dos Vovôs), Patrulha Rural e outras entidades do município.

Confira o vídeo:

Este ano, a Brigada da Aerotex começou a atuar contando com três aeronaves. Mas, diante da demanda, mais dois aviões acabaram sendo colocados no serviço. No ano passado, primeira temporada da iniciativa, o grupo atuou por um mês, com dois aviões. Na época, foram 48 acionamentos e 45 horas voadas em combate a incêndios. Que resultaram em R$ 45 mil, ao Hospital do Câncer de Rio Verde.

ATUAÇÃO

“Tivemos grande atuação junto com as brigadas terrestres onde conseguimos extinguir grande parte dos incêndios, com isso evitando grandes desastres, comenta o sócio-gerente da Aerotex, Ruy Alberto (Beto) Textor. “Agradecemos o trabalho e empenho de todos que acreditaram na iniciativa. Juntos estamos mudando a visão da sociedade e contribuindo cada vez mais com nosso agronegócio”, destaca.

O serviço da Brigada é oferecido a produtores rurais, que pagam uma mensalidade para custear as despesas com pessoal de prontidão. Quem aciona a equipe tem também o custo das horas de voo. Metade do valor arrecadado é destinada a entidades filantrópicas do município. Os outros 50% servem para cobrir os custos com pessoal e equipamentos.