Brigada da Aerotex: 10 missões contra incêndios em setembro e juntando recursos para hospital

A empresa Aerotex Aviação Agrícola, de Rio Verde/GO, já realizou em setembro 10 missões de combate a incêndios em lavouras no Sudoeste de seu Estado, com mais de 180 lançamentos de água para defender das chamas as plantações e mesmo instalações nas fazendas, além de proteger o pessoal em terra. O balanço parcial foi informado na última terça-feira (18), com dados desde o dia 1º, quando a empresa colocou em operação sua brigada aérea.

Trata-se do primeiro serviço privado com prontidão para esse tipo de missão no País e que deverá destinar metade da renda para o Hospital do Câncer de Rio Verde. A brigada da Textor conta com dois aviões, dois pilotos e um técnico para apoio em solo. Ela deve operar pelo menos até o final do mês, durante o período seco no Centro-Oeste.

A ideia havia sido lançada em agosto, em uma no Sindicato Rural de Rio Verde. O encontro teve a participação de cerca de 15 agricultores e um representante do Corpo de Bombeiros. “Os produtores acreditaram na ideia e se uniram ao projeto”, ressalta o gestor de Segurança Operacional da Aerotex (e diretor do Sindag), Tiago Textor. Os profissionais da empresa têm larga experiência em combate a incêndios integrando praticamente todos os anos equipes que prestam serviços para o Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) e outros órgãos na defesa de reservas naturais em todo o País.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás, o Estado já teve registrados este ano mais de 3 mil incêndios em vegetação, inclusive com uma morte ocorrida em um incêndio em um canavial.