Brigada de Incêndio da Aerotex começa a temporada 2019

A exemplo do ano passado, metade do valor arrecadado no combate às chamas em lavouras do sudoeste do Estado será repassado a entidades filantrópicas

A Brigada Aérea contra incêndios da Aerotex Aviação Agrícola, voltou a operar nessa segunda-feira (dia 1º), devendo atuar até o final de setembro em operações conta chamas em lavouras no sudoeste do Estado. A exemplo da experiência do ano passado, o serviço de prontidão conta com dois pilotos e um técnico de solo, além de dois aviões agrícolas. A equipe pode ser acionada por produtores rurais conveniados em caso de incêndios em suas lavouras.

Também como em 2018, em sua estreia, a iniciativa terá caráter filantrópico, com metade do recurso arrecadado sendo destinado a entidades assistenciais do município – outra metade será para o custeio apenas das despesas do sistema de plantão.

A Brigada Aérea da Aerotex funcionou pela primeira vez em setembro. Em apenas um mês (este ano serão três), foram realizadas 10 missões de combate a incêndios na região, com mais de 180 lançamentos de água para defender das chamas as plantações e mesmo instalações nas fazendas, além de proteger o pessoal em terra. A ação em 2018 rendeu R$ 45 mil, que foram entregues no mês seguinte para o Hospital do Câncer de Rio Verde.

Sistema conta novamente com dois aviões, uma dupla de pilotos e um técnico nas operações de solo