Cerca de 900 estudantes aprendem sobre aviação agrícola na Bahia

Ação faz parte de um convênio entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a ABA Manutenção de Aeronaves, com apoio do Sindag

Cerca de 900 estudantes, com idades entre 10 e 18 anos, aprenderam sobre a importância e a segurança da aviação agrícola, em um trabalho realizado em parceria entre a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras, no este baiano. Durante cinco dias – nas últimas quinta e sexta-feira (29 e 30 de agosto) e de segunda-feira até essa terça (dias 2 a 4), diversas turmas de crianças e adolescentes da rede de ensino local se revezaram em visitas aos hangares da ABA. Segundo o sócio-gerente da empresa, Ruddigger Alves da Silva, os alunos chegavam por volta das 8h30, em ônibus, e eram recebidos em um dos quatro hangares da ABA.

Crianças e adolescentes puderam conhecer de perto os aviões e sua tecnologia

As turmas assistiam uma apresentação sobre a aviação, como é o trabalho aeroagrícola e a produção agrícola no Estado. “Utilizamos o material do Sindag para isso”, destaca Silva. Os pequenos também recebiam lanche e podiam até subir em aviões agrícolas para ver bem de perto como é a ferramenta e sua tecnologia. “A palestra ocorria no hangar dos aviões executivos, o que já chamava a atenção. Mas depois a gente se dirigia ao hangar dos aviões agrícolas, onde deixamos dois Air Tractor AT-502 prontos para eles subirem”, descreve o empresário.
Conforme Silva, “foi um trabalho bastante gratificante, que devemos repetir com mais alunos nos próximos meses.” O que deve ocorrer logo que se conseguir conciliar a programação de mais escolas com a rotina das oficinas – já que a ideia e repetir também a intensidade da visitação. “Além da importância de se esclarecer os pequenos sobre a atividade, quem sabe dessas turmas sai algum piloto, técnico ou mecânico de aeronaves”, brinca o anfitrião, lembrando que a visitas impressionaram também os próprios educadores. “A maioria das pessoas não tem ideia da estrutura que temos aqui e nem de como funciona o setor.”
A ABA é uma das mais completas empresas de manutenção aeronáutica do País a atender a aviação agrícola. O trabalho com as crianças faz parte de um convênio assinado com a Abapa durante a última edição da Bahia Farm Show, ocorrida em maio, em Luís Eduardo Magalhães.

Durante quatro dias, diversas turmas conheceram de perto as instalações da empresa de manutenção e aprenderam sobre a aeronaves e a produção