Imprensa

Cidades espanholas pedem pulverização aérea contra mosquitos

/ /

   O Departamento de Saúde Pública e Sanidade da província de Castellón, leste da Espanha, deve responder esta semana ao pedido de diversas cidades para a realização de pulverizações aéreas contra mosquitos. Esse foi o tema de uma reunião ocorrida na última quarta-feira (20), presidida pelo diretor regional de Saúde, Azucena Martí. A notícia saiu no jornal espanhol Mediterráneo. O encontro ocorreu em Castelló de La Plana, capital da província. Participaram representantes das cidades de Moncofa, Xilxes, Nules, Burriana e Torreblanc, entre outras autoridades.

   Segundo Martí o tratamento aéreo contra mosquitos é admitido quando as aplicações apenas por terra não resolvem o problema – o que é o caso na região, segundo os representantes municipais. A reclamação ali nem é tanto pelos possíveis casos de doenças, mas pelo incômodo que os insetos estão gerando há meses para os moradores. Além disso, os empresários do setor turístico dizem que não querem passar outro verão (estação e agora no Hemisfério Norte) com os insetos espantando os visitantes.

   Castellón fica ao norte de Valência e é uma região turística do Mar Mediterrâneo

   O diretor regional de Saúde lembra, no entanto, que uma eventual operação aérea depende de requisitos que incluem a aprovação e vigência do Plano Municipal de Tratamento, justificando a necessidade de tratamento do ar, além de uma inspeção das autoridades ambientais. A expectativa é de que a nova reunião com a resposta das autoridades regionais seja marcada até a próxima sexta-feira.

Reunião entre autoridades dos municípios e da província ocorreu na manhã de quarta – Foto: Mediterráneo