Imprensa

Colmeia Viva e Sindag promovem treinamentos sobre aplicativo para mapear abelhas

/ /

   O uso do aplicativo do projeto Colmeia Viva para o mapeamento de apiários junto às lavouras é o foco do treinamento que ocorre nessa quarta-feira (13), em Alegrete/RS. A participação é gratuita e será das 14 às 16 horas, no hangar da Itagro Aviação Agrícola (Rodovia RST-377, km 398). A movimentação faz parte da parceria entre o Sindag e o Colmeia Viva e deve reunir operadores aeoagrícolas de Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.  Esse será o segundo encontro de um roteiro que começou na terça (11), em Casa Branca/SP, e terá também uma nova turma na próxima quarta (19) em Palotina/PR.

   Nos encontros, o especialista em Uso Correto e Seguro do Sindiveg, Daniel Espanholeto, apresenta aos operadores o aplicativo do Colmeia Viva e ensina a usar a ferramenta para georreferenciar as colmeias e identificar os criadores, estabelecendo uma comunicação para evitar danos aos insetos durante as pulverizações. Na edição de ontem, em Casa Branca, participaram representantes de 13 empresas aeroagrícolas paulistas. O encontro foi no auditório do hangar da Agrossol Aero Agricola.

   Conforme o empresário Arnaud Rubens Rodrigues de Araújo (Binho Araújo), anfitrião do encontro, a tarde foi bastante proveitosa. “A aplicativo é muito interessante. É uma ferramenta simples e autoexplicativa”, ressalta. Araújo comenta que é necessário aumentar a interação também com os agricultores e com as usinas sucroalcooleiras e a expectativa é boa. O próprio empresário já vinha realizando há cerca de um mês uma aproximação para mapear as colmeias. “Já envolvemos cerca de 10 apicultores.”

  “O Colmeia Viva é muito mais que um app, são diversas frentes de ação, que vão de pesquisa, divulgação, conscientização e outras”, ressalta o empresário e diretor do Sindag Bruno Vasconcelos, que também participou do encontro de ontem.

Representantes de 13 empresas participaram do encontro em Casa Branca/SP

Treinamento está a cargo do especialista Daniel Espanholeto, do Sindiveg