Como o RBAC 120 pode prevenir acidentes?

O consumo de substâncias psicoativas é um problema que tem gerado um prejuízo aos poderes público e privado, por esse motivo algumas empresas têm se mobilizado para implantar programas de prevenção aos riscos associados ao uso de tais substâncias.
É necessário esclarecer que, qualquer substância psicoativa é capaz de modificar a atividade cerebral, altera o comportamento, o humor, a percepção e a cognição do indivíduo. É importante lembrar que o uso das substâncias não se limita a uma única área da vida do usuário, mas que afeta todo o contexto em que ele está inserido e de maneira direta e significativa.
O perigo gerado por estas substâncias afetam todos, sejam funcionários, gestores ou clientes. Isso sem contar com a grande perda de capital, o aumento das chances de acidentes, perda de produtividade. Outros fatores que geram prejuízos para as organizações são: furtos, atritos e desavenças entre funcionários e clientes, aumento nas ações trabalhistas.
Aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os programas de prevenção ao uso indevido de substâncias, tendo em vista os riscos dos funcionários da aviação, emenda 02 (RBAC 120 EMD 02) e elaboração de políticas preventivas citadas na Lei 13.103/2015.
Além de buscar identificar a presença de usuários dentro do ambiente de trabalho, ela procura oferecer também métodos de tratamento, acompanhamento e reinserção do indivíduo ao ambiente de trabalho.
Conscientizar os funcionários de toda a aviação civil brasileira como: pilotos, comissários, mecânicos, agentes de segurança, despachantes operacionais de vôo e também equipes de combate ao incêndio nos aeroportos, sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas, tanto na área operacional como na vida pessoal é o foco do RBAC 120, trazendo aos colaboradores a ciência de que ao consumir substâncias colocam em risco todo o sistema operacional, a vida de centenas de pessoas e inclusive a própria vida.
O RBAC 120 surgiu como uma maneira de oferecer uma ampliação nas ferramentas de prevenção do uso de substâncias psicoativas para os seus colaboradores. Os exames e testes que são aplicados com o objetivo de identificar uma situação de uso ou abuso de substâncias psicoativas, como, por exemplo, o teste de bafômetro, que é um aparelho que mede o teor alcoólico presente no ar fornecido pelo condutor através do contato com o aparelho e ar expirado. Conta-se com auxílio de laboratórios devidamente credenciados para exames de cabelo, pelo, urina e saliva.
Esse regulamento determina a maneira como deve ser aplicado os exames e testes, e em quais momentos utilizá-los, como por exemplo: na contratação ou nas transferências de funcionários, em caso de ocorrência de acidentes, aleatório, suspeita justificada e implantação do programa (PPSP). Pode-se dizer que o principal objetivo do RBAC 120 é de fiscalizar e oferecer proteções contra os danos causados pela presença de substâncias psicoativas, auxiliando na reinclusão e promovendo o bem-estar.
Portanto, para alcançar o sucesso na implantação do regulamento do RBAC 120 se faz necessário focar nas exigências da ANAC, e é importante atentar-se na priorização da qualidade de vida e no ambiente corporativo.

Não espere o acidente acontecer, o momento de ter segurança é agora.
Prevenção em primeiro lugar.