Congresso aeroagrícola terá lançamento de instituto e de revista do setor

A abertura do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, em Maringá/PR, na próxima semana, vai marcar também o lançamento oficial do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e da revista Aviação Agrícola, do próprio Ibravag, O Instituto chega com a missão de congregar entidades e parceiros da aviação agrícola, além de empresários e profissionais do próprio setor, enquanto a publicação servirá para dar voz e levar informações ao setor.

Segundo o presidente do Sindag, Júlio Augusto Kämpf – que também está à frente do conselho de Administração do Ibravag, a nova entidade surge como uma resposta e para incentivar o crescimento da articulação do setor. “O Sindag já vinha trabalhado junto com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na promoção e defesa do setor aeroagrícola, mas, por questões legais, as duas entidades não poderiam abranger, por exemplo, produtores rurais, pesquisadores e os próprios operadores privados e outros profissionais que quisessem participar mais efetivamente o setor.”

Além disso, o Ibravag nasce abrangendo também ações de cunho educacional e cultural, além e facilitar o intercâmbio com outras entidades do setor produtivo. Kämpf lembra que outro exemplo dessa demanda mais abrangente por representatividade foi a própria reconfiguração do principal evento aeroagrícola do País. “O antigo Congresso Sindag mudou de nome justamente porque, apesar de organizado pelo nosso sindicato, deixou de ser apenas de uma entidade e passou a ser de todo o setor”, ressalta o presidente.

Já a nova publicação chega com 44 páginas, com matérias sobre mercado, personagens, entrevista e pesquisa (inclusive com artigo técnico. A publicação será trimestral e com distribuição gratuita.

O Congresso da Aviação Agrícola começa na próxima segunda-feira (dia 6), com as atividades de campo no Aeródromo Recanto das Águias, cerca de 10 quilômetros ao norte de Maringá. Mas a abertura oficial (com o lançamento do Ibravag e da revista) será no dia 7, quando a programação vai (e fica até o dia 9) para o pavilhão do Parque da Sociedade Rural de Maringá, no bairro Vila Morangueira, próximo ao Centro da cidade.

Publicação saiu da gráfica e já foi enviada a Maringá, onde será distribuída no evento aeroagrícola