Imprensa

Congresso Sindag: inscritos pela internet até dia 31 concorrerão a voo panorâmico na Serra Gaúcha

/ /

Faltam menos de 100 dias
para o início do que promete
ser um dos maiores eventos 03
aeroagrícolas da história do País

Marcando a contagem dos 100 dias até o Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, o Sindag vai sortear um voo panorâmico de helicóptero pela Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, entre quem fizer sua inscrição pela internet até o próximo dia 31. A promoção vale também para quem já havia garantido sua participação no evento desde o dia 29 de março – quando começaram as inscrições pela web.

O Congresso Sindag vai ocorrer de 8 a 10 de agosto, no Aeroporto Municipal de Canela/RS. O voo será com um helicóptero da empresa Tri Táxi Aéreo, parceira do evento. As inscrições no Congresso podem ser feitas na janela Congresso Sindag acima ou clicando AQUI  – na página também há informações sobre hotéis, translados entre Porto Alegre e Canela, passeios alternativos (para quem for com a família ou quiser esticar a estada), etc

Enquanto isso, as expectativas seguem altas quanto ao sucesso do encontro aeroagrícola deste ano. A última edição, que foi nacional e uma das maiores da história, ocorreu em junho do ano passado, em Botucatu/SP. O Congresso Sindag 2016 teve mais de 1,5 mil participantes, de um público quase todo ligado ao setor – empresários aeroagrícolas, pilotos, pesquisadores, autoridades, fornecedores de aviões, tecnologias e equipamentos, etc. Desta vez, como ocorre a cada três anos, o Congresso Sindag terá abrangência latino-americana (segundo um revezamento anual entre Argentina, Uruguai e Brasil).

Some-se a isso a presença de operadores norte-americanos, devido ao acordo firmado em 2016 entre o Sindag e a Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês). Segundo a parceria de troca de informações, pelo menos até 2020 representantes das entidades devem participar dos encontros anuais uma da outra (a dos EUA ocorre em dezembro). Estados Unidos e Brasil representam, simultaneamente, o maior e o segundo maior marcados de aviação agrícola do planeta.

EXPOSITORES

Outro reflexo dessa expectativa está sendo sentida na procura de espaços por parte de expositores. Além das estrangeiras Air Tractor (fabricante de aviões) e Pratt & Whitney (motores) e da brasileira Embraer – que são também patrocinadoras do evento, várias outras empresas de diversos países já garantiram seus estandes para a mostra tecnológica. E outras estão se mexendo para ocupar os espaços remanescentes. Caso da norte-americana Turbine Conversions Ltd (TCL), de Nunica, Estado de Michigan, que este ano vem pela primeira ao evento, de olho na vitrine para a América Latina.

Todos os anos, o Congresso Sindag é o momento em que a aviação agrícola brasileira se reúne para discutir demandas, rumos e políticas, além de conferir de perto as novidades tecnológicas. Este ano, o foco será na tecnologia e qualificação do setor, aprimorando a eficiência e a segurança (operacional e ambiental).

Os debates vão abordar também estratégias de comunicação com a sociedade e valorização do setor, além da parceria com universidades e com a indústria química. A programação oficial, que deve sair nas próximas semanas, também terá mais espaço para a discussões dos pilotos. Para isso, o Sindag fechou parceria com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que inclusive terá sua Assembleia Geral dentro do evento em Canela.

HOMENAGENS

A contagem regressiva começou no dia 29 de março, quando houve o lançamento oficial do Congresso Sindag em Canela. Na ocasião, o prefeito Constantino Orsolin ressaltou que a cidade vai se “vestir de aviação” para receber os visitantes do setor aeroagrícola. “E o público que virá para esse evento vai se impressionar com o povo e as belezas de Canela”, completou.

Sobre isso, aliás, haverá outra solenidade no próximo sábado, desta vez na cidade de Gramado (vizinha a Canela): O Sindag será homenageado com a entrega do título de Embaixador da Região das Hortênsias para seu presidente, Júlio Augusto Kämpf. O título será entregue pelo Gramado, Canela e Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau, uma entidade sem fins lucrativos que faz o meio de campo entre os governos e o setor privado locais para atração de eventos para a região. O Convention & Visitors Bureau foi um dos principais facilitadores para a ida do Congresso Sindag a Canela e na articulação de parceiros para receber os participantes do evento em agosto.