Congresso Sindag terá lançamento oficial na próxima semana

O Congresso Sindag vai ocorrer em agosto
e cerimônia no próximo dia 29 terá
uma prévia dos preparativos, parcerias
e programação para o evento

Confirmados os últimos detalhes e convites sendo enviados: o lançamento oficial do Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano 2017 (que vai ocorrer em agosto) será no próximo dia 29, às 15 horas, no Hotel Continental, em Canela/RS. O evento contará com representantes da prefeitura e do empresariado local, além do Gramado, Canela e Região das Hortênsias Convention & Visitors Bureau (uma fundação de captação e apoio a eventos que tem sido fundamental para os preparativos na cidade) e outras autoridades.

Organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Congresso é o segundo maior evento do setor aeroagrícola no mundo e a edição 2017 é comemorativa aos 70 anos da aviação agrícola brasileira. Além da abrangência nacional, que ocorre a cada ano em um ponto diferente do País, programação de agosto será continental devido a dois fatores: a abrangência latino-americana, revezada a cada três anos com os congressos da Argentina e Uruguai, e a presença norte-americana, devido a um acordo firmado no ano passado entre o Sindag e a Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês).

A cerimônia da próxima semana (29 será na quarta-feira) terá uma prévia, pelo Sindag, dos preparativos e da programação que vai ocorrer de 8 a 10 de agosto, no Aeroporto Municipal de Canela, além da fala de parceiros – Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), prefeitura, Convention & Visitors Bureau, Aeroclube de Canela e Tri Táxi Aéreo.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

O Congresso Sindag 2017 terá uma estrutura de 3,6 mil metros quadrados no Aeroporto Municipal de Canela. Além das palestras e debates sobre políticas, demandas e novas tecnologias e estratégias para o setor aeroagrícola continental, como sempre o público poderá conferir também a mostra de equipamentos e tecnologias, além de demonstrações de aeronaves. O evento é a principal vitrine do setor no Brasil, por isso atrai representantes de empresas fornecedoras de peças, motores e aeronaves inclusive do Canadá e Estados Unidos.

Este será o terceiro evento aeroagrícola realizado em Canela, depois de um jejum de 28 anos. Os outros dois (1ª e 2ª Fenaero) haviam sido promovidos pelas antigas Federação Nacional de Aviação Agrícola (Fenag) e Associação Sul Rio-grandense de Aplicadores Aéreos (Asupla), ambas precursoras do Sindag.

O último Congresso Sindag ocorreu em junho do ano passado, em Botucatu/SP (fotos) e, mesmo sendo uma edição nacional, teve mais de 1,5 mil participantes de um público especializado – empresários e pilotas agrícolas, pesquisadores, autoridades da aviação e agricultura, produtores rurais, técnicos e outros profissionais, estudantes ou entusiastas ligados ao setor.

SOBRE O SETOR AEROAGRÍCOLA

O Brasil tem a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do planeta. Ao todo, são mais de 2 mil aviões agrícolas no País (2.083, segundo a ANAC). Além de ser o único meio de pulverização com regulamentação própria, a aviação também faz o trabalho de semeadura e aplicação de fertilizantes, trato de florestas e combate a incêndios florestais. O setor também já foi usado no Brasil (e ainda é, em vários outros países) para o povoamento de rios e lagos com alevinos de peixes e em operações de combate a mosquitos.

A primeira operação aeroagrícola no Brasil ocorreu em 19 de agosto de 1947, em Pelotas/RS. Além de berço da aviação agrícola nacional, o Estado tem a segunda maior frota do setor, com 418 aeronaves (atrás apenas do mato Grosso) e o maior número de empresas aeroagrícolas, com 77 das 240 registradas no País. Isso além dos 48 operadores privados (produtores ou cooperativas agrícolas que possuem seus próprios aviões).

Veja mais na versão eletrônica de nosso informativo eletrônico, clicando AQUI