9 de março de 2020

Coronavírus: cuidados pessoais e com as empresas

O Sindag divulgou na sexta-feira (6) – para suas associadas e em suas redes sociais – informações sobre o que é coronavírus (COVID-19), sintomas e como prevenir a proliferação. Além disso, o material contém também dicas sobre como os empresários aeroagrícolas devem proceder para prevenir os efeitos econômicos da doença sobre suas atividades.  As orientações aí abrangem desde acompanhar as notícias do mercado, para saber se haverá falta de algum insumo por problemas de vinda de países com situação de quarentena, até ficar atento quanto aos contratos, no que tange a pagamentos e dólar. A lista inclui ainda atenção à realidade local de cada empresa ou nas cidades de clientes, sobre fatos que possam cancelar operações ou influir em falta de pessoal (cancelamento de aula das crianças, de eventos etc).

Confira abaixo o material completo:

CORONAVÍRUS – Comunicado aos Associados

Como é de conhecimento de todos, o mundo está em alerta com a questão do Coronavírus. No sentido de auxiliar e orientar nossas empresas associadas,  preparamos algumas informações que julgamos importantes:

Falar sobre o assunto internamente na empresa, a fim de esclarecer para todos os colaboradores sobre o que de fato está ocorrendo e como todos pode se prevenir, que é lavando as mãos, entre outras coisas;

Acompanhar as notícias do mercado, para verificar se por ventura poderemos ser afetados pelo não recebimento de algum insumo que tenhamos comprado de países que estejam em situação muito complicada;

Manter contato com nossos principais clientes, para acompanhar qualquer eventual cancelamento de atividades;

Observar os detalhes de contratos, tanto com clientes, como que com fornecedores, para verificar questões sobre alta do dólar, impostos, etc, pois temos esse fato novo agora;

Buscar informações sempre em fontes oficiais do governo (Ministério da Saúde – www.saude.gov.br);

Acompanhar a realidade de cada cidade, onde os associados tem sua operação, pois em algum momento talvez teremos cancelamento de aulas nas escolas, cancelamento de eventos com aglomeração de pessoas, entre outros acontecimentos, que poderão afetar diretamente o funcionamento de nossas empresas

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Por que o nome é coronavírus?

Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissibilidade do coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.