Dia 30 de outubro: homenagem a André Textor

O domingo foi de homenagem ao piloto de acrobacia e empresário aeroagrícola Robson André Textor, falecido no ano passado e que ganhou um memorial no terminal de passageiros do Aeroporto Municipal de Rio Verde/GO. A cerimônia que reuniu pilotos, empresários, amigos e admiradores no aeroporto, cujo terminal de passageiros agora se chama Comandante André Textor.
Ao todo, 23 aeronaves de diversas partes do País foram ao local para a cerimônia, que teve ainda uma revoada sobre a cidade.
André Textor havia sido homenageado também em julho, durante o IV Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea 2016 do CBA – Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas, em Pirassununga/SP. O Campeonato passou a se chamar Troféu André Textor e, como uma reverência a mais, a Categoria Avançada, vencida por André no ano passado, não teve competidor inscrito em 2016, fazendo dele campeão por mais um ano – até 2017.
Uma das figuras mais conhecidas e queridas do meio acrobático e aeroagrícola, André Textor faleceu em outubro do ano passado, durante um show aéreo em Salvador/BA. Ele voava com a Esquadrilha Textor – junto com o pai, Ruy Alberto (Beto) Textor, e o irmão Tiago, quando caiu no mar próximo ao Farol da Barra.

andre