Dia de Campo reuniu autoridades, políticos e representantes de entidades em Formosa/GO

As boas práticas foram o tema do Dia de Campo de Aplicação Aérea, realizado ontem (dia 1º) em Formosa, no Estado de Goiás. A movimentação foi promovida em parceria entre o SINDAG, APROSOJA e Syngenta e ocorreu na área rural do município. A movimentação começou às 9 horas, com um café de boas-vindas e prosseguiu com a palestra do professor João Paulo Cunha, da Universidade Federal de Uberlândia e um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS).

Cunha falou os cuidados na pulverização, regulagem de equipamentos e cuidados com o meio ambienta, além de apresentar um panorama do CAS, que é primeiro (e até agora único) selo de qualidade ambiental do setor. E que já abrange mais de 60% das empresas aeroagrícolas do País.
Na plateia estavam políticos, pessoal do Ministério da Agricultura e representantes de outras entidades do setor primário.

O SINDAG foi representado pelo diretor Mauro Moura de Oliveira, que considerou o evento bastante produtivo. “Tivemos a oportunidade de conversar, por exemplo, com o pessoal do Ministério da Agricultura e com os representantes do Grupo Abelha. É importante quando conseguimos mostrar como a aviação agrícola realmente funciona e o quanto estamos trabalhando para aperfeiçoá-la ainda mais”, ressaltou.

O dia de campo teve a presença também de operadores aeroagricolas e, entre as autoridades estavam presentes:

Heitor Schuch – Deputado Federal, Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Vice-presidente da Comissão de meio-ambiente da Câmara dos Deputados;

Julio Britto – Coordenador de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

Rubens Oliveira – Secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério do Desenvolvimento social e Agrário;

Flávia Viana – IBAMA – Analista Ambiental e uma das responsáveis pela reavaliação do Paraquate;

Régis Oliveira – IBAMA – Analista Ambiental e uma das responsáveis pela reavaliação do Paraquate;

Fabrício Rosa – Diretor da APROSOJA Brasil.

Logo após a palestra, o grupo assistiu a uma demonstração de pulverização, com utilização de água, sobre mascadores hidrossensíveis. A operação ficou a cargo da empresa Centro Ar Agroaérea Ltda e todos puderam visualizar o grau de precisão da operação.

A passo seguinte foi um bate-papo sobre as considerações finais e, em seguida, o almoço.