Direta Aviação promove mais um dia de campo para estudantes

A empresa Direta Aviação Agrícola promoveu, no início da semana, um dia de campo especial para cerca de 20 alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da Instituição Toleto de Ensino (ITE), de Bauru/SP. A empresa dos sócios Jayme Telles Razuk Filho e Jose Maria Luporini de Freitas Pereira recebeu os estudantes em seu hangar, no Aeroporto Municipal de Pederneiras/SP, e o grupo teve uma aula sobre as rotinas no setor aeroagrícola.  A movimentação foi na terça-feira, mas comemorativa ao Dia do Aviador, que havia sido comemorado na segunda (23 de outubro).

Clique AQUI para ver o vídeo da simulação de combate a incêndio

A programação teve uma fala sobre a legislação e os procedimentos em uma operação aeroagrícola e os tipos de trabalho realizados por esse tipo de aviação. “Demonstramos como é feito o abastecimento da aeronave e fizemos uma simulação de combate a incêndio florestal”, conta o encarregado adminsitrativo Alessandro Bianchi. Os estudantes viram como seria um alijamento de água sobre o fogo, mostrando uma face da aviação agrícola que ultimamente tem ganho os noticiários devido aos inúmeros incêndios combatidos em reservas ambientais ou mesmo em matas junto a áreas residenciais.

• ROTINA

“A visita foi uma iniciativa surgida a partir de conversas com o professor Edison (Edison Kiyotaka Yeiri Mitsuya, coordenador do curso na ITE) que está sempre aqui pelo Aeroporto de Pederneiras”, explica Bianchi. Segundo ele, os estudantes ficaram maravilhados. “Como sempre acontece, muito não tinha a mínima noção sobre aviação agrícola e alguns até se interessaram pela carreira de piloto nesse setor.”

Essa foi a primeira vez que a Direta recebeu estudantes de Ciências Aeronáuticas e a expectativa é que esses encontros se repitam todos os anos. A exemplo de outros dias de campo que a empresa realiza anualmente com estudantes de Agronomia da Unesp de Dracena/SP, da Universidade Sagrado Coração (Bauru) e da FIB (Faculdades Integradas de Bauru).

“Também recebemos em setembro um grupo de funcionários e estagiários do projeto Jovem Aprendiz de empresas ligadas à Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana), recorda Bianchi. Esses encontros são importantes não só para os futuros profissionais conheçam o setor, mas para construirmos uma boa imagem da aviação agrícola junto à sociedade”, conclui.