Dirigentes aeroagrícolas tiveram semana de agenda institucional em GO

O Sindag teve diversos encontros durante a semana em Goiás, com foco no alinhamento de ações para divulgação do setor aeroagrícola e consolidação das relações institucionais no Estado. O sindicato aeroagrícola foi representado pelo secretário executivo Júnior Oliveira e começou o roteiro na segunda-feira (15) com a participação dos empresários Clertan Alves Macedo, João Bosco Alves Macedo (ambos da Fort Aviação Agrícola) e Valmir Lopes (Mineiros Aviação Agrícola), todos associados ao Sindag. A esteve na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), onde conversou com o 1º vice-presidente da entidade, Eduardo Veras de Araújo, e os assessores jurídicos Rose e Leonardo Machado. O encontro teve ainda a participação do consultor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja/GO), Cristiano Palavro.

O grupo também esteve na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado. Ali o encontro foi com o superintendente José Eduardo França e com o fiscal agropecuário Rodrigo Batista. A agenda dos dirigentes aeroagrícolas encerrou na sede da Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários de Goiás (Andav), onde a conversa foi com o diretor-executivo da entidade, Ademir Pereira da Silva.

PARLAMENTARES

A terça-feira foi dedicada a visitas a parlamentares, também apresentando um raio-x da aviação agrícola no País e a importância da ferramenta para a produtividade e sustentabilidade ambiental da atividade agrícola no Estado. Goiás tem a quarta maior frota aeroagrícola do país, com 287 aeronaves, além de estar em segundo no ranking de operadores privados (59) e em quarto na relação de empresas aeroagrícolas (28). Nesse dia, a comitiva aeroagrícola contou também com o diretor Tiago Textor (Aerotek Aviação Agrícola). O grupo visitou os deputados estaduais Amauri Ribeiro (PRP), Chico KGL (DEM), Diego Sorgatto (PSDB), Humberto Aidar (MDB), Júlio Pina (PRTB), Karlos Cabral (PDT), Lucas Calil (PSD), Paulo Trabalho (PSL), Rafael Gouveia (DC), Wagner Neto (Patriotas) e Zé Carapô (DC).

Na quarta-feira (17) pela manhã, o roteiro de visitas institucionais começou pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), onde o encontro foi com o diretor-executivo da entidade, Dulcemar Filho. Além do diretor Mauro Moura de Oliveira (Centroar Agro Aérea) e do secretário executivo Júnior Oliveira, o Sindag foi representado também pelo empresário Valmir Lopes (Mineiros Aviação Agrícola). A conversa serviu para alinhavar parcerias para aprimorar e promover o setor aeroagrícola no Estado. Pauta depois reforçada em um contato direto entre Moura e o presidente da Agopa, Carlos Alberto Moresco.

No último dia do roteiro goiano, a comitiva aeroagrícola também foi à sede da empresa CSA – Centro de Serviços Aeronáuticos, também em Goiânia – e confirmada entre as expositoras para o próximo Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. O grupo do Sindag foi recebido pelo proprietário, Deavison Assunção e se reuniu também com os presidentes da fabricante norte-americana de aviões Air Tractor, Jim Hirsch, e da Lane Aviation, Grant Lane. Também participaram do encontro representantes da empresa Aeroglobo, Luiz Fabiano Zaccarelli Cunha, e da Fazenda Bom Futuro.

Por último, o secretário Júnior Oliveira ainda visitou a empresa Centroar Agro Aérea, do diretor Mauro Moura – dentro da meta do Sindag, de completar até o final do ano o roteiro de visitas a todas as empresas associadas.

João Bosco e Clertan Alves Macedo, Júnior Oliveira, Eduardo Veras de Araújo, Valmir Lopes, Rose e Leonardo Machado e Cristiano Palavro

Clertan, João Bosco, Ademir Pereira da Silva, Oliveira e Lopes

Oliveira, Clertan, João Bosco, Lopes, José Eduardo França e Rodrigo Batista.

Visita à Agopa

Clertan Macedo, Tiago Textor, deputado Humberto Aidar e Júnior Oliveira

Oliveira e o deputado Karlos Cabral

Representantes aeroagrícolas com o deputado Zé Carapô