Do congresso aeroagrícola para Brasília, alinhavando pauta positiva na Anac

Os diretores do Sindag Francisco Dias da Silva e Tiago Textor, junto com o consultor Agadir Mossmann, tiveram na sexta-feira (dia 2) uma reunião na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília, para restabelecer a agenda positiva entre as duas entidades para os próximos meses. O encontro ocorreu na sequência da reunião realizada entre Anac e Sindag dois dias antes, dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, ocorrido em Sertãozinho, interior de São Paulo. “Saímos praticamente de dentro do Congresso para a mesa de reuniões em Brasília”, comentou Silva.

O foco foi estabelecer uma agenda de reuniões periódicas entre o sindicato aeroagrícola e as diretorias da Anac, conforme cada demanda do setor. O que abrange temas como aprimoramento de um manual de segurança operacional para a aviação agrícola, regramento para determinadas fases das operações, procedimentos de manutenção e outros assuntos. A forma de trabalho já havia dado certo desde 2014, quando foi estabelecida a primeira agenda ampla entre Anac e Sindag, o que resultou na regulamentação de equipamentos embarcados, regramento para conversão de motores a gasolina de aviação para etanol e outros avanços.

Representantes do Sindag foram a Brasília no dia seguinte ao fim do Congresso da Aviação Agrícola em Sertãozinho4