Imprensa

Documentário conta a trajetória da NAAA

/ /

   Para quem ainda não viu, vale a pena assistir: a Associação Nacional de Aviação Civil dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) fez em 2016 um documentário sobre os 50 anos da entidade, contando o cenário em que levou a entidade a ser criada em 1966 e como ela foi importante para evitar a própria extinção da atividade no país. Só para situar, o início dos anos 60 marcou a explosão do movimento ambientalista no mundo, a partir do lançamento, em 1962, do livro Primavera Silenciosa, da bióloga Rachel Carson.

   Era uma época em que a própria Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos nem existia e também não se aplicavam conceitos de boas práticas no trato de lavouras. Resultado: o medo generalizado da falta de segurança ambiental e operacional do trabalho em toda a agricultura fez surgir agências e se esboçarem regramentos exageradamente restritivos, que arriscavam prejudicar a própria agricultura e a segurança alimentar das pessoas.

   Os empresários aeroagrícolas perceberam onde a situação ia parar e se anteciparam criando a NAAA para arrumar a casa e buscar o diálogo com as autoridades e a sociedade. Proatividade que foi essencial para a defesa do setor.

   O documentário (de  35 minutos) revisita todos esses fatos, com testemunhos de quem viu de perto essa história – inclusive o primeiro presidente da entidade, Dick Reade (que conta como tudo começou.

Clique abaixo para assistir: