Drones, Sindag e agricultura em foco na revista A Lavoura

O desenvolvimento e as perspectivas do mercado de aeronaves não-tripuladas no agronegócio brasileiro são os destaques da reportagem de capa da última edição da revista A lavoura, editada pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Tendo como pano de fundo um mercado que deve movimentar US$ 76 bilhões até 2022, e onde o agronegócio já responde por 25% de seu faturamento, a reportagem abordou também a regulamentação publicada ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o ponto de vista do Sindag sobre o tema.

Nesse sentido, uma das entrevistas foi com o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, que explicou que o sindicato aeroagrícola já vinha acompanhando desde 2015 a formatação das regras no Brasil e adotou como estratégia a aproximação com as emrpesas do setor – para garantir um processo tranquilo de regulamentação. Tanto que em 2017 teve a primeira empresa do setor como associada da entidade aeroagrícola (um fato, ao que tudo indica, inédito no mundo).

Colle explicou que é importante estar atento para que a legislação seja cumprida e, quando for o caso, aprimorada. Mas que a entidade considera o drone como uma ferramenta a mais para os próprios operadores aeroagrícolas. A reportagem também ouviu CEO Ulf Botgawa, da SkyDrones Tecnologia Aviônica, associada ao Sindag. Botgawa, por sua vez, falou sobre as soluções já disponíveis para o mercado e o potencial no setor, em especial através do mercado business to business (B2B), ou seja, com parcerias para oferecer soluções ao consumidor final – caso da SkyDrones, que fabrica aparelhos para pulverização aérea e monitoramento de lavouras, mas também conta com parceiras entre empresas de diversos países, para aumentar a gama de soluções para os agricultores e clientes de diversos outros segmentos.

A REVISTA
Publicada desde maio de 1897, A Lavoura é a mais antiga revista do agronegócio brasileiro. A publicação é bimestral e a versão eletrônica dos números anteriores podem ser conferidos clicando AQUI.