Embraer festeja 50 anos com festa e mostra de paineis em São Paulo

Até o próximo sábado (dia 1º) é possível conferir os painéis com aeronaves que fizeram a história da Embraer, expostos no Parque Villa Lobos, na zona Oeste da capital paulista. A mostra faz parte das comemorações dos 50 anos da empresa, festejados no último da 19. Aeronaves do passado e do futuro estão disponíveis para serem coloridas pelos visitantes, que podem conferir de perto uma maquete de seis metros do Embraer ERJ-145 e painéis para fotos interativas “a bordo” de um eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical – projeto para mobilidade urbana.

A festa dos 50 anos da empresa ocorreu em sua sede de São José dos Campos e foi transmitida ao vivo pela internet (veja abaixo), com vídeos, música, performances de artistas e diversas homenagens, inclusive para o primeiro presidente (por 17 anos) e um dos fundadores da empresa, Ozires Silva.

O avião que deu origem à Embraer foi o Bandeirante (clique para ver), projeto iniciado antes mesmo da existência da fábrica e que teve seu primeiro voo em outubro de 1968. Além disso, a aviação agrícola também esteve na gênese da empresa, como Ipanema – modelo que teve seu primeiro voo em 1970 e chegou ao mercado praticamente junto com o Bandeirante, entre 1972 e 1973. Enquanto o avião de transporte foi fabricado até 1991, o modelo agrícola domina 60% da frota brasileira atuando em lavouras e ainda é fabricado – está em sua sétima geração.