Empresários aeroagrícolas e fiscais alinham visões sobre o setor

A quarta-feira (18) foi de reunião em Ribeirão Preto, entre empresários aeroagrícolas e profissionais do setor com representantes dos órgãos de fiscalização no Estado de São Paulo. O encontro ocorreu no escritório da Defesa Agropecuária, no bairro Vila Tibério, com representantes do Ministério da Agricultura, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/SP) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado. O objetivo foi esclarecer dúvidas e afinar a percepções sobre as rotinas da aviação agrícola e o regramento da atividade.

A parte da manhã teve a apresentação dos requisitos observados por cada órgão no licenciamento da atividade aeroagrícola. Já a tarde foi para os empresários apresentarem suas dúvidas e exporem suas dificuldades sobre alguns da regulamentação, além de esclarecerem dúvidas dos próprios fiscais sobre aspectos técnicos da aviação. O encontro encerrou com uma palestra sobre segurança de voo, a cargo do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI)

DISCUSSÕES
   Conforme o diretor do Sindag Thiago Magalhães, o encontro foi bastante positivo. “Houve alguns detalhes que ainda não ficaram totalmente claros sobre interpretações dos diferentes órgãos em mesmos pontos específicos da legislação, mas há uma boa vontade em alinhar esses critérios”, ressalta. Segundo Magalhães, os empresários aproveitaram para propor a criação de um grupo de estudo envolvendo o setor aeroagrícola e os agentes fiscais, para seguir nivelando as informações e o entendimento da legislação, além de esclarecer dúvidas sobre processos. “Ficou claro para os diversos órgãos o empenho dos empresários aeroagrícolas em manterem as empresas em dia e com foco na segurança”, completou o diretor.

O encontro com os órgãos reguladores foi, na verdade, o segundo dia de programação para os empresários, dentro da 16ª edição do Sindag na Estrada. Na terça (17), a movimentação tinha sido no hangar da empresa Garcia Aviação Agrícola, junto à Rodovia Mário Donegá (SP-291), a oeste da cidade.

A programação do primeiro dia começou com a fala do secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira. Ele apresentou às empresas associadas e não-sócias uma prestação de contas sobre as ações do Sindag nos últimos meses (incluindo as atividades realizadas no Estado em defesa do setor), os projetos em andamento, as parcerias institucionais e o Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag).

Já o restante da tarde foi justamente para os empresários e profissionais alinharem suas dúvidas e demandas para o encontro da quarta.

Encontro na sede local da Defesa Agropecuária…

… serviu para esclarecer dúvidas entre operadores e fiscais