Empresários aeroagrícolas são homenageados no MS

O empresário aeroagrícola Valderi Balzan, 77 anos, junto com sua esposa, Tereza, 80, foram homenageados na última sexta-feira (10), com o título de Cidadãos Honorários de São Gabriel do Oeste/MS. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores e integrou as comemorações do 39º aniversário do município. Fundador da Serrana Aviação Agrícola junto com o filho Marcos Cezar (in memoriam), Valderi tem a empresa hoje administrada por seus dois outros filhos Cláudio Balzan e Claudir José Balzan.

Associada ao Sindag, a Serrana começou em 1998 com dois aviões e hoje tem uma frota de 18 aeronaves, em sua maioria de grande porte, e mais de 50 colaboradores. Além disso, a associada do Sindag integra o rol aeroagrícolas engajadas em ações junto às suas comunidades. A exemplo da participação ativa, todos os anos, na organização do Encontro Aéreo de São Gabriel do Oeste, cuja renda vai toda para entidades beneficentes do Município.

Valderi e Tereza: Pioneirismo reconhecido no Centro-Oeste – Foto: portal Idest

TRAJETÓRIA

Os vereadores lembraram a trajetória da família Balzan, desde a saída de Valderi e Tereza do Rio Grande do Sul em 1979 – casados desde 1963, ele é de Cachoeira do Sul e ela de Santo Ângelo, passando pela casa de chão batido em que moraram até 1982 (no início da vida na lavoura no Centro-Oeste), até os negócios que hoje impulsionam o município. Além da Serrana, a família conta com uma oficina de manutenção aeronáutica, 2,2 mil hectares de lavouras e 8 mil cabeças de gado.

Relatos resumidos na justificativa final da entrega do título: “Seu Valderi Balzan e dona Tereza Balzan merecem esta homenagem por terem dedicado 40 anos de suas vidas a trabalhar e a ajudar na construção da economia do nosso município e ao atendimento da população de São Gabriel do Oeste e região.”

OUTRO HOMENAGEADO

Outro empresário aeroagrícola homenageado na última sexta com o título de Cidadão Honorário de São Gabriel do Oeste foi Jaime Inácio Bernardy, 66 anos. Natural de Arroio do Tigre/RS, fundou em 1983, no município sul-matogrossense, a Radar Agro Aérea. Bernardy segue como sócio da aeroagrícola. Além disso, é sócio também da Produsoja Cereais Ltda, onde atua como diretor-executivo, além de ser diretor também do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste. No total, foram 12 personalidades agraciadas com o título.

Clique AQUI para ver a notícia, com todos os homenageados, no portal Idest

Bernardy: atuação também como dirigente no Sindicato Rural – Foto: portal Idest