Empresários da aviação agrícola visitam empresa de drones

A SkyDrones Tecnologia Aviônica recebeu na última sexta-feira (25) a visita de representantes de quatro empresas aeroagrícolas – Mineiros (Mineiros/Go), Destaque (São Vicente do Sul/RS) e KL Aviação Agrícola (Camaquã/RS), além da Centroar Agro Aérea (Goiânia/GO) – e do Canal Rural, em sua sede em Porto Alegre. O grupo foi recebido pelo CEO da SkyDrones, Ulf Bogdawa, que mostrou aos empresários aeroagrícolas suas instalações e os projetos de drones para uso na agricultura e nas mais diversas atividades.

Bogdawa explicou ao grupo sobre as tecnologias existentes nos veículos operados remotamente, tanto para o levantamento e processamento em tempo real de imagens quanto nas pulverizações áreas. Ele enfatizou as possibilidades do uso de drones como uma ferramenta a mais para os próprios operadores aeroagrícolas, em completo a suas frotas de aviões.

Tanto nos serviços de pulverização, para arremates em áreas ambientalmente sensíveis, em relevo muito acidentado ou próximo a obstáculos, quanto em novas possibilidades de serviços a serem oferecidos. Por exemplo, o levantamento por imagens da situação das lavouras, localizando pontos com presença de pragas ou doenças, locais onde são necessárias correções de nutrientes no solo ou mesmo contagem de plantas para estimativas de safras (para seguro agrícola ou informações para mercado futuro de commodities).

A visita ocorreu logo depois do encerramento do 2º Seminário de Aviação AgrícolaDesafios e Oportunidades, que reuniu em Porto Alegre mais de 80 empresários aeroagrícolas (membros do Sindag) de todo o País. Bogdawa também esclareceu dúvidas do head digital do Canal Rural, Giuliano Girondi, que havia palestrado no evento e foi conhecer a empresa, junto com a gerente comercial da emissora no Sul, Luciane Kolbe.

Membro do Sindag desde o ano passado, a SkyDrones é a primeira, e possivelmente ainda a única, empresa de drones no mundo filiada a uma entidade aeroagrícola.