Empresas Jaíba e Precisão promovem encontro sobre boas práticas em Minas

Palestra do professor João Paulo Cunha, do programa CAS, reuniu cerca de 70 pessoas entre técnicos, pilotos, produtores e o prefeito de Tupaciguara

Boas Práticas para o Sucesso da Aplicação Aérea foi o tema da palestra do professor João Paulo Cunha, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizada no início do mês em Tupaciguara/MG. A promoção foi das empresas Jaíba Aviação Agrícola e Precisão Aeroagrícola e o encontro foi dirigido a pilotos, técnicos e outros profissionais das empresas aeroagrícolas, além de produtores da região. O encontro, no dia 5, reuniu cerca de 70 pessoas no hangar da empresa Jaíba e teve a participação ainda do prefeito Tenente Carlos Alves Oliveira.

Encontro ocorreu no Aeródromo de Tupaciguara e abordou também o cenário, vantagens e importância da aviação agrícola

Um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), João Paulo Cunha falou sobre os conceitos de boas práticas na aplicação aérea de insumos, com ênfase no aumento de deposição e eficiência agronômica, além da prevenção de deriva. Ele apresentou ainda estudos que comprovam a eficiência e segurança da aviação agrícola, o atual cenário do mercado aeroagrícola no Brasil, as vantagens da ferramenta aérea e sua importância para a agricultura do País.

Cunha também mostrou aos presentes uma visão geral e as vantagens do CAS, que é primeiro (e até gora único) selo independente de qualidade ambiental da aviação agrícola brasileira. O programa é mantido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e tem apoio do Sindag. A palestra ocorreu na parte da manhã e o encerramento foi com um churrasco no local.

Cunha falou também sobre pesquisas científicas que comprovam a eficiência e segurança da ferramenta aérea