Entidades da agricultura criticam campanha contra defensivos no PR

Representantes de entidades da produção agrícola e de engenheiros agrônomos do Paraná se manifestaram contra a campanha encabeçada pelo Ministério Público do Trabalho, Associação Paranaense de Vítimas Expostas ao Amianto e Observatório do Agrotóxico contra o uso de defensivos no Estado. A principal crítica é que a ação com outdoors que falam em um consumo de mais de 4 mil toneladas de agrotóxicos por ano em Ponta Grossa e região não só deturpa a realidade como acusa de vilão quem na verdade coloca alimento na mesa do brasileiro.

A notícia foi publicada nesta quinta-feira (dia 15), pelo portal aRede, da Rede Paranaense de Notícias em Ponta Grossa, um dos mais importantes sites de notícias do Estado. Segundo a reportagem, na visão do diretor-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Rulian Bernardi Berger, por exemplo, a propaganda é “má intencionada” e “deturpa a realidade do campo”.

AVIAÇÃO

Ainda de acordo com a matéria, na mesma linha, o presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais da região dos Campos Gerais, Gustavo Ribas Netto, classificou a propaganda é “falaciosa” e lembrou que “se o homem do campo não usasse defensivos agrícolas de forma sustentável e correta, hoje faltaria alimento na mesa da população”. Ribas Netto também ironizou o projeto de lei estadual do deputado Tadeu Veneri (PT), contra a aviação agrícola: “O que falar desse projeto? Segundo o deputado apenas 1% do produto aplicado chega ao alvo e ele pode chegar a 32 km do local de aplicação. Você acredita nisso?”

O contrassenso da proposta contra a aviação agrícola também foi motivo de manifestação do Sindag, que em fevereiro chegou a divulgar uma nota oficial à imprensa no Estado apontando as discrepâncias com a realidade na proposta. Além de lembrar que o avião é o único meio de aplicação de produtos com regulamentação própria e altamente fiscalizado, o sindicato aeroagrícola advertiu que a maneira rasa com a qual o parlamentar está tratando do tema pode gerar efeito contrário às boas práticas buscadas pelo setor.

Clique AQUI para ver a reportagem no portal aRede…

… e AQUI para rever a nota oficial do Sindag sobre o projeto contra a aviação agrícola