Entidades na BA destacam segurança da aviação e semeadura aérea para recuperação ambiental

A importância da aviação agrícola, sobretudo na segurança e eficiência da aplicação aérea de defensivos, é destaque na última edição do Informativo Aiba & Abapa, publicado em conjunto pela Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia e Associação Baiana de Produtores de Algodão. O Informativo também destaca a operação de lançamento por avião de sementes nativas de ipê, realizada em novembro em Barreiras, no oeste da Bahia. Isso entre várias ações dos produtores rurais do Estado, como apoio à Apae de Luís Eduardo Magalhães, à instalação de um complexo de pesquisa e processamento de alimentos, cursos para jovens aprendizes e outas iniciativas.

Confira AQUI a edição

No destaque para a aviação agrícola, o presidente do Sindag, Júlio Kämpf ressalta a regulação e alta tecnologia do setor, que por um lado ainda sobre com mitos. Mas, por outro, tem comprovado pelos próprios órgãos oficiais (como a Anvisa), sua segurança operacional e ambiental. Nesse caso, na matéria na página 11 do Informativo.

Já sobre a semeadura aérea, o relato na página 15 é da ação que envolveu a Abapa e a empresa ABA Manutenção de Aeronaves, que fez o lançamento de sementes com um Embraer Neiva sobre a área junto à empresa. A operação teve a participação da SLC Agrícola e integra um projeto de recuperação e proteção de nascentes de rios do oeste da Bahia.

A ABA faz manutenção de aeronaves agrícolas, mas a escolha do Neiva para a missão levou em conta a simbologia do ato, com representantes das entidades parceiras participando do voo.

Nota do Editor: outros exemplos pelo País

Araucárias no RS

Vale lembrar, aliás, que além de ser uma das atividades inerentes à aviação agrícola a semeadura aérea para recuperação de áreas de preservação tem grandes exemplos no setor. Pelo menos um deles com repercussão nacional: a operação realizada em 2012, pela Aerodinâmica Aviação Agrícola (de Erechim/RS) com o governo do Estado, para lançamento de sementes de araucárias no norte gaúcho.

Reveja AQUI

Ação ecológica em GO

Outro exemplo foi a parceria feita em 2014 pela Aerotex Aviação Agrícola e a Escola Municipal Ponte de Pedra, em Paraúna/GO. A semeadura foi o fechamento de um projeto de educação ambiental que teve diversas ações ecológicas. Em uma delas, os estudantes foram ao mato catar sementes nativas e conhecer mais sobre as plantas. Os cerca de 400 quilos de sementes colhidas (de oito variedades de plantas), foram carregadas em um avião e lançadas em uma área de reflorestamento junto a um rio.

Veja AQUI

Dia da Árvore em SP

Em Orlândia/SP, a empresa Tangará Aeroagrícola iniciou em 2017 uma ação anual reunindo crianças de turmas de Educação Infantil em atividades pelo Dia da Árvore (comemorado em 21 de setembro) envolvendo a aviação agrícola. Na primeira edição, no ano passado, 90 crianças despejaram sementes de crotalária (planta usada para recuperação de áreas degradadas) no hopper de um dos aviões da empresa. Em seguida, alas assistiram a aeronave decolar para laçar suas sementes sobre uma área do Município em fase de restauração ambiental. A iniciativa teve a parceria da ONG responsável pelo local. Além disso, os pequenos também fizeram o plantio de mudas no espaço junto ao hangar da empresa. Mudas essas que as crianças visitaram este ano, na segunda edição do encontro, onde o destaque foi a demonstração de como o avião é usado no combate a incêndios em florestas.

Clique AQUI