Colunistas

Ernani Polo

Deputado Estadual e Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul
Nascido em Ijuí e criado em Santo Augusto, é agricultor, técnico em Contabilidade e Bacharel em Direito. Começou sua trajetória política como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa nos anos 90.
Em 2000 foi o vereador mais votado da história de Santo Augusto e, proporcionalmente, o mais votado do Estado. Nesta época foi também vice-presidente da UVERGS, coordenou as campanhas do deputado Jerônimo Goergen em 2002 e em 2006 e foi seu chefe de gabinete de 2003 a 2009. Em 2010 foi eleito secretário geral do PP e, em 2011, assumiu cadeira no Parlamento gaúcho.
Na Assembleia, presidiu a Comissão de Agricultura, a CPI da Telefonia e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado Estadual com 57.427 votos, sendo o 10º deputado m ais votado do Estado e o 3º mais votado do partido. Neste segundo mandato, foi membro da Comissão sobre dívidas dos Estados com a União, presidente da Comissão Especial sobre telefonia, da UNALE e presidente da Comissão de Ética da Assembleia. No ano seguinte, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde desenvolveu diversas ações em prol do desenvolvimento do setor primário gaúcho, como o Agro + RS, o “Conservar para Produzir Melhor”, o Pró-Oliva, o Pró-Pecan, o marco legal das florestas plantadas, a lei do leite, o licenciamento de silos e armazéns, simplificação das normas de irrigação, prazo do exame do mormo, entre outras.
E, em 2017 foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura – CONSEAGRI.