Estudantes de Agronomia visitam a Taim Aero Agrícola

A empresa Taim Aero Agricola, de Pelotas/RS, recebeu na última sexta-feira a visita de uma turma de alunos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os estudantes foram levados pelo professor Edinalvo Rabaioli Camargo e tiveram orientações sobre as rotinas e legislação da aviação agrícola, as tecnologias empregadas, as vantagens e importância do setor para a agricultura e o próprio meio ambiente.

Segundo o sócio-gerente da Taim, Alan Sejer Poulsen, a empresa vai propor à universidade que esse tipo de visita seja repetido com mais turmas da instituição e mais vezes durante cada semestre. A Taim é atuante também nas questões ambientais na Metade Sul do Estado. Além de já ter participado de ações de combate a incêndio na Estação Ecológica do Taim (que lhe inspirou o nome), a empresa também integra o Conselho Consultivo da reserva ecológica e faz parte do grupo que discute a adequação da reserva do Banhado do Maçarico, em Rio Grande.

Outra curiosidade: o professor Edinaldo Camargo, que esteve na visita à Taim, também é orientador de uma pesquisa sobre controle de deriva, que está ocorrendo em Rio Grande, e possui mestrado e doutorado, respectivamente, sobre influência de fertilizantes e fungicidas na produtividade do arroz e controle de plantas daninhas na cultura. No caso do doutorado, ele foi pela Texas A&M University, nos EUA. A mesma universidade de onde saiu o primeiro projeto de um avião especialmente concebido para o trabalho agrícola, em 1950 – o AG-1, que deu origem ao Piper Pawnee.