EUA: Associação do Kansas treina pilotos para programa contra incêndios florestais

A Associação de Aviação Agrícola do Estado do Kansas (KAAA, na sigla em inglês), realizou no início do mês um treinamento de combate a incêndios florestais para o programa de apoio mantido em parceria com o Departamento de Emergências e com o Serviço Florestal do Estado. O WASP (do inglês Wildfire Aerial Suppression Program) foi idealizado há cerca de 12 anos, mas desde 2015 ganhou destaque pelo aumento na incidência de grandes incêndios florestais no Kansas.

O treinamento foi promovido no último dia 8, na cidade de Hutchinson. A intenção da KAAA é aumentar a oferta de aviões e pilotos capacitados para operações contra incêndios, por parte das empresas aeroagrícolas. Atualmente cinco operadores estão na lista do WASP de associados da entidade capacitados e à disposição para apoio em operações dos bombeiros e equipes de emergência. O curso do dia 8 teve a participação de 23 pilotos e operadores.

Segundo a diretora-executiva da associação aeroagrícola, Rhonda McCurry, o programa é pensado para auxiliar os bombeiros baseados em terra, com uma rede de resposta rápida. O treinamento do sábado começou com a palestra, pela manhã, do representante do Departamento de Florestas do Kansas, Rodney Reddinger. Já a tarde foi de exercícios práticos, a cargo dos coordenadores do WASP, Bill Garrison e Dusty Dowd – ambos operadores com vasta experiência em combates a incêndios.

Clique AQUI para ver a matéria no portal da Rádio HPPR, de Garden City